13 de maio de 2014

Somos todos macacos...Tem certeza???

Você com certeza ficou sabendo da grande mobilização que gerou a hashtag #somostodosmacacos tuitada pelo Neymar na semana passada, em virtude do ato racista que sofreu o também jogador do Barcelona, Daniel Alves, quando um torcedor do Villarreal (o adversário, no caso) jogou uma banana em sua direção. Pois todo mundo entrou na onda e fotos e mais fotos começaram a ser postadas no instagram, tuitadas, etc. Todo mundo comendo banana, afinal somos todos macacos... não, pera...
Pois é, você talvez tenha entrado nessa onda e talz, mas há um grande porém: não somos todos macacos, somos todos humanos. Daniel Alves quase falou uma grande verdade – eu disse quase – ao dizer isso. O grande problema é que ele afirmou que nós já evoluímos dessa condição. E aí está o grande problema. Por que não somos todos macacos? Alguém poderia dizer assim como ele: porque evoluímos. No entanto, isso não é o que a Bíblia nos diz. O livro de Gênesis logo no começo nos diz que Deus criou tudo que existe e o ser humano foi o ponto principal – a coroa da criação.
Às vezes o cristão fica meio assim quando pensa na criação. Vem aquela ideia: mas será que foi assim mesmo? Tipo, do barro fazer um homem? Faz mais sentido vir de um macaco e talz. No entanto, quando pensamos na grandeza e perfeição do nosso Deus nós percebemos o quanto ele pode. Sim, Deus poderia ter criado o macaco, feito ele evoluir e tudo mais até chegar ao homem. O ponto é que Deus é tão além disso que ele não dependeu desse processo todo.
Além disso, há um ponto imprescindível em relação à nossa crença na Criação de Deus como nos apresenta a Bíblia. Acompanhe meu raciocínio: Deus criou o homem e este, junto da sua mulher, pecou. Assim, o pecado entrou no mundo.
No entanto, como nos diz Paulo, “assim como um só pecado condenou todos os seres humanos, assim também um só ato de salvação liberta todos e lhes dá vida. E assim como muitos seres humanos se tornaram pecadores por causa da desobediência de um só homem, assim também muitos serão aceitos por Deus por causa da obediência de um só homem. A lei veio para aumentar o mal. Mas, onde aumentou o pecado, a graça de Deus aumentou muito mais ainda. E isso aconteceu a fim de que, assim como o pecado dominou e trouxe a morte, assim também a graça de Deus, que o leva a aceitar as pessoas, dominasse e trouxesse a vida eterna. Essa vida é nossa por meio do nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 5.18-21)”.
O fato de Adão realmente ter existido faz com que o pecado realmente tenha acontecido no mundo, como de fato aconteceu. Imagine que o homem evoluísse até chegar ao que somos hoje – onde teria ficado o Adão? Como então o pecado teria entrado no mundo? E se não houve pecado também não haveria salvação. E se não há salvação, não há Cristo.
No entanto, sabemos que Cristo é real – sua morte e ressurreição também foram reais. E o sacrifício de Cristo não foi em vão, mas por puro e completo amor a mim e a você. Onde aumentou o pecado, a graça de Deus aumentou ainda mais. A verdade é que não somos todos macacos, mas sim pecadores carentes do perdão e da graça de Deus sobre as nossas vidas. #somostodoshumanos, #somostodospecadores, #somostodoscarentesdagraça
Pr. Cléber Mateus Ribas
Franscisco Beltrão/ PR



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixa muito feliz! E não esqueça, Tenha Fémenina : )