9 de maio de 2014

#EuNãoMereçoSerEstuprada – Uma visão masculina

Navegar por essas águas hoje em dia é algo complicado, posso suscitar iras e quem sabem esse será meu último post! Antes de começar eu gostaria de dizer que esse é MEU ponto de vista, não corresponde a visão de todos do sexo masculino, provavelmente não corresponde à visão de todos que contribuem para esse blog acontecer e provavelmente não é 100% parecida com sua visão.
Vamos lá!
Acredito que todos, senão a maioria, sabem que o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou o resultado de uma pesquisa afirmando que 63% dos brasileiros achavam que “Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas”, depois reviram esse número e ele estava errado, a porcentagem verdadeira é 25%, mas não é sobre o erro que quero comentar. Também não quero falar sobre o estupro em si. Estupro é crime hediondo, a culpa NUNCA é da vítima, SEMPRE é do estuprador e eu me sinto envergonhado de em pleno século 21 ter 1 pessoa que ache que alguém merece ser estuprado.
Eu quero falar sobre o movimento no facebook que essa pesquisa gerou. O movimento que usa como lema o #EuNãoMereçoSerEstuprada e quero dar uma base bíblica para o ninho de vespa onde pretendo me meter:
1Co 14:40 - Mas tudo deve ser feito com decência e ordem.
Rm 14:21 - É melhor não comer carne nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve seu irmão a cair.
1 Co 8:12 - Quando você peca contra seus irmãos dessa maneira, ferindo a consciência fraca deles, peca contra Cristo.
Mc 12:31 - E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
1Co 6:12 – “Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine.
Peço que não condenem o escritor pelos versículos antes dos argumentos (rsrs), vamos começar:
Primeiramente, gostaria de dizer que sou a favor do objetivo do movimento, ninguém merece ser estuprado! Estupro é um crime contra o físico e o psicológico de uma pessoa, deixa marcas profundas e muitas vezes irreparáveis e a revolta contra a ideia de achar que alguém pede para ser estuprado é extremamente válida e este que vos escreve acha que uma manifestação deve ser feita, não podemos aceitar passivamente um cenário desses, o estupro é o ser humano descendo a um dos graus mais baixos da sua natureza e deixando instinto animal e pecado fluírem livremente.
Você cristão foi chamado para ser LUZ DO MUNDO e não se coloca a luz debaixo do alqueire para que ninguém a veja, antes se coloca no lugar mais alto da casa para que a ilumine, você cristão tem que fazer sua voz ser ouvida propagando a palavra de Deus e confrontando e trazendo A luz para os cantos mais obscuros do homem.
Mas preciso apontar certas coisas que me incomodam no movimento. A começar pelo título “#EuNãoMereçoSerEstuprada”, volte lá nas referências e veja a do livro de Marcos. Ame o próximo como a ti mesmo significa, também, colocar-se no lugar do próximo, romper com esse individualismo dessa sociedade moderna. Ao ver as postagens das pessoas que fazem parte do movimento, mesmo elas afirmando que é um movimento por todos, essa hashtag dispara um alerta em mim, me parece que estão dizendo o seguinte:
“Olha, eu não mereço ser estuprada, minha colega aqui não merece ser estuprada, mas você que não entra no movimento está apoiando essa sociedade patriarcal machista opressora e, não posso dizer que você merece, mas estou pouco me importando se for estuprada.”
Essa hashtag e a atitude das pessoas que participam do movimento praticamente gritam isso para mim. Não seria melhor algo do tipo #NinguémMereceSerEstuprado? Porque homens são estuprados, crianças, animais, corpos mortos também, mas o feminismo tomou essa revolta como algo de propriedade deles quando toda a sociedade deveria se revoltar (comecei a falar de feminismo, pedras voarão). Enfim, acho que a forma de expressão está errada, não o objetivo dela.
Agora algo que, NA MINHA OPINIÃO, fala diretamente às mulheres cristãs são as fotos. Pelo que vi a grande maioria é feita assim: a mulher escolhe uma das peças de sua roupa íntima para vestir, calcinha ou sutiã, e tira uma foto com uma placa escrito #EuNãoMereçoSerEstuprada cobrindo a parte faltante, a pose para a foto fica a gosto da freguesa.
Pergunta: será que essa é a melhor forma de se manifestar? Você está sendo decente como Paulo aconselha em 1Co 14:40? Expor seu corpo dessa forma não poderá fazer seu irmão cair? Porque – flash News – tem irmãos seus que se indignam com o estupro e querem apoiar as mulheres na sua luta, mas se deparam com figuras seminuas nas comunidades.
Então, fazer seu irmão pecar/cair é um forma de mostrar amor a ele, que, segundo Jesus, é O mandamento mais importante juntamente com amar a Deus acima de todas as coisas? Porque, moças cristãs, como disse o pastor Lucinho, nas veias do homem não corre óleo da unção, corre brasa viva do altar! A visão do homem somado a figuras femininas sem roupa é receita certa pro pecado, não importa o quão santo e inefável você, homem, acha que é.
Além disso temos o objetivo das fotos, será realmente se manifestar ou expor o corpo? Deixe-me contar duas histórias:
         Um dia eu estava navegando no facebook e vi uma foto de uma moça desse movimento e entrei para ler os comentários, nele estavam vários homens falando mal da moça porque sua beleza não era a ditada pela sociedade moderna. Estavam fazendo com que ela se sentisse feia e diminuída. Ela se revoltou e saiu do grupo.
        Vamos pensar um pouco: é natural que a pessoa se sinta revoltada, triste, com raiva, quando a fazem se sentir feia, eu sei o que isso, eu sou gordo, não sou fofinho, nem bonitinho, já passei há algum tempo desses estágios, hoje sou gordo e a sociedade diz que eu sou feio e me sinto muitas vezes assim, logo entendo perfeitamente essa menina, mas eu penso que o objetivo do #EuNãoMereçoSerEstuprada é algo universal e que vai muito além da beleza do corpo, porque quem quer estuprar não se importa muito com beleza já que está dando vazão à animalização, então qual é o objetivo? Protestar contra o estupro e nesse caso o protesto vai além do que pessoas possam dizer sobre minha beleza ou estou buscando aprovação de pessoas na internet porque tenho graves problemas de autoestima e quando não obtenho likes e aprovações que eu quero fico ofendido e saio do movimento?
A outra história eu vi em um compartilhamento de um amigo no facebook, era um menino dos seus 14 anos que fazia propaganda de sua página: “Estou guardando as fotos do #EuNãoMereçoSerEstuprada para me m*** depois”, creio que todos entenderam. Isso aí é o tiro saindo pela culatra, mulheres se manifestando contra o estupro e ao mesmo tempo tendo seus corpos objetificados por outros homens e o pior, tem mulheres que nem se importam, acham engraçadinho, faça-me o favor!
Então pergunto a vocês, será essa a forma certa de se manifestar? Repito que sou a favor do objetivo do movimento, NINGUÉM MERECE SER ESTUPRADO, mas será que para a mulher cristã essa forma de manifestação no facebook é conveniente?
Em seus passos o que faria Jesus?
Raphael Douglas Almeida
Florianópolis/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixa muito feliz! E não esqueça, Tenha Fémenina : )