20 de maio de 2014

Quando a ansiedade bate à porta.

             Ansiedade. Ok, o assunto é realmente muito batido. Levando em consideração o público do blog acredito que tod@s, senão a grande maioria de vocês já deve ter lido, estudado, escrito, ouvido inúmeras mensagens, etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc, sobre ansiedade. E acredito também que por mais que sejamos figuras carimbadas em congressos, acampamentos, encontros de jovens (e por aí vai) que falem sobre isso a pressão do mundo e o bombardeamento de informações que temos a todo instante muitas vezes superam o nosso “esperar em Cristo”.
Forte isso, não é verdade? Não quero dizer que Cristo não é suficiente pra vencer o mundo, seria antibíblico e contra tudo que eu creio, quero dizer que nós somos falhos e mesmo que estejamos convencidos que esperamos em Cristo a pressão do mundo e da nossa própria natureza às vezes nos dá uma rasteira e a ansiedade toma conta.
Quando estamos retirados espiritualmente em algum lugar (igreja, acampamento, etc) e ouvimos essas mensagens sobre ansiedade e esperar em Cristo é “amém” pra cá, “glória a Deus” pra lá, somos edificados, oramos, adoramos, choramos, cantamos e estamos prontos para enfrentar o mundo, equipados com a Armadura de Deus e esgrimindo a espada da Palavra. Lindo e inspirador... Por uma semana. 
E então todo o peso da nossa carne e as preocupações da vida voltam e se não mantemos o mesmo nível de busca espiritual que tínhamos no retiro acabamos nos sufocando com os cuidados da vida. Esta, caro(a) leitor(a), infelizmente é a realidade de parte das pessoas e como dois mais dois é igual a quatro a ansiedade vai bater à porta e se não forem tomados os devidos cuidados a ansiedade dominará e poderá virar pecado.
Mas gostaria de dizer a tod@s que a ansiedade não é “privilégio” dessas pessoas que são como a semente que cai em terreno pedregoso. Ansiedade faz parte da natureza humana. Ela está presente para todos. Moisés ficou ansioso quando Deus o chamou e jogou a desculpa do “sou pesado de língua”, Gideão ficou tão ansioso que Deus teve que provar duas vezes que as ordens vinham dEle, Sara a medida que ficava mais velha e o filho não vinha ficava ansiosa e arrumou pra que sua serva dormisse com seu marido, Ana chorava todos os dias por um filho, Jesus suou sangue. 
Aqui entra o grande porém, o que essas pessoas resolveram alimentar? A ansiedade ou o seu compromisso com Deus? A natureza humana e o Espírito Santo estão presentes em você e digladiam dentro de você, é seu papel escolher a quem vai alimentar, a quem você vai dar energia e a parte que você escolher vai ganhar.
Agora voltemos ao título do texto, quando a ansiedade bate à porta, o que fazer? Em uma palavra: CRUZ.
A cruz de Cristo é o lugar onde podemos deixar todas as nossas ansiedades. A cruz é a maior prova do cuidado de Deus por nós. Justamente na cruz, Jesus nos mostra o quanto está preocupado conosco:
"E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa." (Jo 19:25-27)
Até em meio ao Seu próprio sofrimento, quando estava dependurado na cruz, cheio de dores, o Senhor se preocupou com Sua mãe e com Seu discípulo João. No momento de maior dor Jesus toma ansiedade deles e deposita em si.
Devemos levar todas as nossas preocupações até a cruz:
"Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças" (Fp 4.6).
Assim como não devemos nos preocupar por "coisa alguma", devemos fazer conhecidas "em tudo" as nossas petições a Deus. "Em tudo" significa que não existem coisas, por mais pequeninas ou maiores que sejam, pelas quais não devêssemos orar. Não leve alguns problema por conta própria, deixe TUDO na cruz.
Devemos orar e suplicar "com ações de graça". Devemos agradecer ao Senhor por benefícios já recebidos e agradecer no presente pela certeza dos benefícios futuros, afastando assim qualquer tipo de ansiedade.
"E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito" (1 Jo 5.14-15)
  Raphael Douglas Almeida
Florianópolis/SC





Um comentário:

  1. ótimo ler sobre ansiedade! nunca é demais nos lembrar que Cristo é o nosso refúgio!

    ResponderExcluir

Seu comentário nos deixa muito feliz! E não esqueça, Tenha Fémenina : )