27 de maio de 2014

Coisas que não me contaram na escola!

Estudar, tirar boas notas, passar de ano sem recuperação, obter um diploma, passar no vestibular…Será que é só pra isso que frequentamos a escola? Além ter um “boletim azul” e fazer amigos, existem coisas que não me contaram enquanto eu estudava.  Esses primeiros anos de estudo, antes da faculdade são mais valiosos do que imaginamos. Infelizmente, só me dei conta quando já era tarde demais, e é por isso que quero compartilhar com vocês o porquê devemos dar mais valor ao tempo em que estamos na escola.
Deus deu pra cada uma, dons e habilidades específicos, os quais usamos para Sua glória. É importante que desenvolvamos essas áreas. Porém, durante a vida teremos que lidar com situações que exigirão certas habilidades que não estão tão desenvolvidas. Estudar matemática, história, geografia, artes, português, vai muito além do que apenas nos preparar para a faculdade que pretendemos cursar. Essas e as outras disciplinas treinam nosso cérebro para enfrentar obstáculos e tomar decisões.
Quando eu estudava, lembro-me perfeitamente que no 8º ano, enquanto o professor explicava a fórmula de Bhaskara, me perguntei se algum dia usaria aquilo novamente. E sempre dava a desculpa de que todas aquelas fórmulas nunca seriam úteis pra mim, já que sempre tive tendência para as áreas de linguística e artes.
Pois bem, até hoje, nunca usei a fórmula de Bhaskara. Porém, me arrependo profundamente de não ter dado tanto valor às aulas de matemática, pois enquanto eu resolvia os problemas, equações e fórmulas, meu cérebro estava sendo treinado para resolver de uma maneira organizada e prática os problemas do dia a dia. E hoje, quando tenho mil coisas para fazer num dia só, ou quando tenho que tomar uma decisão em poucos minutos, encontro dificuldade porque não treinei meu cérebro o suficiente para isso, nas aulas de matemática.
Eu dei o exemplo da área de exatas, mas cada disciplina da sua escola é realmente importante para a sua vida! Tanto de uma maneira bem prática (por exemplo, quando tiver filhos vai se lembrar de muitas das aulas de biologia) como de uma maneira que talvez passe despercebido, por exemplo, quando tiver que discutir um problema no relacionamento com seu namorado/ marido e precisar se comunicar de maneira clara e eficaz (aulas de redação e português!) - especialmente nós, meninas, porque os meninos têm mais dificuldade de entender o que falamos - .
Poderia dar uma lista de exemplos do cotidiano, mas da próxima vez em que tiver que acordar cedo para ir à escola ou passar a tarde fazendo lição de casa, pense que daqui a 10, 20, 30, 40 anos ou até mais, seja no trabalho ou cuidando de casa, você ainda colherá os frutos de se dedicar aos estudos. Você se tornará uma mulher com muito conhecimento, organizada, disciplinada, prática e esperta.
Pode ser que neste exato momento, não perceba tudo isso que estou falando. E as aulas continuem chatas! Mas olhe para os estudos como um tempo de preparação que Deus te proporcionou. Você usará os conhecimentos muito mais do que imagina e talvez, muito mais amanhã do que hoje. Dedique-se, faça as tarefas, seminários, pesquise, pergunte, tente sempre mais uma vez, não reclame das correções de seus professores, mas ouça-os.
E quando achar que está difícil entender aquela matéria, ou que definitivamente não nasceu para português, história ou química, então é aí que você deve se esforçar para aprender. Dessa forma, você treinará partes do seu cérebro ou mesmo do seu caráter que não estão bem desenvolvidas, mas que devem ser cuidadas!
Há tempo de estudar e há tempo de colocar o que se aprendeu em prática. Estudar é uma benção! Aproveite este tempo.
Tássia Gregatti
São José dos Campos/SP






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixa muito feliz! E não esqueça, Tenha Fémenina : )