10 de abril de 2014

Onde Noé errou??


 
Noé – A quem possa interessar
Noé falha em todos os aspectos. Logo de início me empolguei com os trailers do filme, imaginando um épico que me desse prazer de assistir assim como foi O Senhor dos Anéis ou o primeiro Hobbit, não imaginei uma megaprodução no nível dos que citei, mas também não imaginei essa porcaria com efeitos especiais que parecem ter sido projetados nos anos 80.
Vamos começar pelos efeitos: alguém prestou atenção no fogo? Eu já vi jogos da década de 90 com efeitos de fogo melhores que o desse filme! E os Guardiões então? Que era aquilo? Primeiro que a concepção artística deles estava horrível, se quisessem mostrar criatividade pelo menos colocassem guardiões que se fundiram com todos os elementos (uns de fogo, outros de água e tal), mas só apareceram umas coisas deformadas de rocha que fisicamente não poderiam nem ficar em pé!
Quando a câmera deu um close neles percebi claramente as bordas serrilhadas de uma computação gráfica mal feita. Falando em CGI (computação gráfica) prefiro não comentar aqueles dois bebês, que criaturas feias! Outra coisa que me assombrou foram as cenas finais com os animais, véééééi, parece que pegaram tomadas do Animal Planet e inseriram no filme! Patético... De fato a única coisa digna de nota nesse filme é a Arca que ficou show de bola.
No nível de atuação temos outros fracassos. Russel Crowe, ganhador do Oscar, faz uma atuação péssima que nem se compara a dos filmes Gladiador e Mente Brilhante. A eterna Hermione, Emma Watson, está lá só pra pousar de bonita (na minha opinião ela é linda, mas nunca foi uma boa atriz). O cara que faz Percy Jackson, nem vou comentar. A melhor atuação foi o Anthony Hopkins como o velhinho ultra master power da espada de fogo Matusalém, porque, convenhamos, Hopkins dá um show em qualquer papel.
Anthony Hopkins
Tecnicamente fraco, roteiro fraco, atuações fracas. FILME FRACO! Não recomendo.
Esse foi o ponto de vista de boa, sem religião no meio. Mas vamos brincar de teologizar um pouco. O filme, na minha opinião, tem grandes problemas. Não é o fato dos Nefelins serem citados como anjos caídos quando na verdade são filhos dos Filhos de Deus (não é especificado se são anjos) com mulheres mortais. Não é o fato do Matusalém ser um mago overpower que manja muito de magia em área. Não são as licenças poéticas para preencher as lacunas da história.
O primeiro problema, preconizado no começo do filme é a benção da primogenitura ser passada com a pele da serpente. Gente, a serpente do Éden teve a cabeça esmagada, foi morta e fim de papo! Isso pra mim constitui a primeira afronta a Deus do filme. A benção da primogenitura é algo sagrado passado do pai SOMENTE para o filho mais velho, não profanado com a pele da serpente que representa satanás.
Segundo grande problema é a redenção dos Nefelins. Se eles são anjos caídos nessa história, NÃO podem ser redimidos, estão condenados!!! O inferno é o lugar dos anjos caídos e ponto.
Próximo grande problema são as idades... Sim, me peguei nisso... A bíblia é extremamente clara quando diz que Noé, sua mulher, seus filhos e as esposas de seus filhos entraram na arca. Não tinha criança na história! E também só a família de Noé e os bichos entraram na arca.

Tubalcaim (que existiu) NÃO ENTROU! A família de Noé entrou na arca e os anjos selaram ela, acabou, não teve assassinato lá dentro, não teve filho de Noé desertando no final porque tinha matado alguém. O homem JÁ estava contaminado pelo pecado, o dilúvio não limpou ninguém, foi apenas um recomeço! E que animação evolucionista é aquela? Se quer explicar a Criação em um filme baseado numa história bíblica, seja coerente, pelo menos apresente um ponto de vista criacionista! E outra coisa, Adão e Eva eram carne, NÃO eram seres de luz como retratado!
Algo que também me incomodou durante o filme inteiro é o jeito como a família de Noé, desde o seu pai, Lamec (falando nele, nunca vi tão grande semelhança entre pai e filho), se referem aos humanos não pertencentes à sua família. Chamando-os pejorativamente de “homens” dá a entender que Noé se achava algo mais e a bíblia é bastante clara, após o pecado de Adão e Eva TODOS estão destituídos da glória de Deus, ou seja, TODOS estão em pé de igualdade aqui nessa Terra...
Mas o principal ponto negativo é como figuram Deus como carrasco e que Noé seria o bom da história ao desobedecer Deus. O objetivo de Deus era um recomeço geral! Animais e HOMENS também e o Noé da bíblia sabia disso. Não era o objetivo dEle extinguir os homens, tanto é que toda a família de Noé foi autorizada a entrar na arca, se Deus quisesse salvar só os bichos não seria mais fácil ter começado o dilúvio logo depois que eles entraram na arca? Nós não somos bons ao desobedecer a vontade de Deus, somos no mínimo burros ao fazer isso, e repito, a vontade de Deus não era a retratada no filme.
Dois pontos que eu achei bem abordados foram como o pecado pode denegrir o homem reduzindo-o a um estado animalesco e a confusão quando começa o dilúvio (sempre imaginei um monte de gente batendo na arca e gritando pra entrar antes de morrer).
Enfim, quer ver um filme épico? Assista Senhor dos Anéis. Quer ver um bíblico? Assista A Paixão de Cristo do Mel Gibson. Quer ver um épico bíblico? Assista Os Dez Mandamentos... porque Noé falha em qualquer um desses quesitos.
Raphael Douglas Almeida 
Floripa/SC




4 comentários:

  1. Concordo. Saí absolutamente frustrada do cinema, fui enganada pelo trailler! E o pior são as heresias... Não recomendo assistir. Acho que, com toda crítica já exposta, não devemos dar mais "lucro" para essa terrível produção.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que o filme é ruim. Esperava muito mais. Porém, em nenhum momento o filme se propôs a ser fiel a Bíblia, é apenas um trabalho artístico, uma "paródia". Quem leu sabe que nem mesmo o Senhor dos Anéis, que é citado no texto, é fiel aos livros. Os filmes buscam inspiração nos livros, mas são uma obra a parte e devem ser tratados como tal. E, na minha opinião, a perspectiva evolucionista da criação foi a melhor parte do filme. O que cristãos e ateus tem em em comum é o mesmo erro, o de colocar ciência e religião como inimigas que se negam até a morte. Não entendem que a através da ciência, Deus nos permite compreender um pouco a sua criação. Nunca pararam para pensar que Gênesis 1 descreve a "semana" da criação exatamente na ordem em que supostamente a natureza teria evoluído? Será coincidência? Para sermos cristãos precisamos acreditar que Deus criou o mundo em 7 dias de 24 horas como os nossos? Rótulos como "criacionista" e "evolucionista" só servem para afastar ainda mais as pessoas de Deus. Crescimento intelectual não é pecado, e não impede que cresçamos espiritualmente também.

    "Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima" - Louis Pasteur

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovanna Terra, o filme realmente nunca se propôs a ser algo bíblico, realmente, nem fui assistí-lo como tal, tanto que não me importei com o Matusalem, ou com o fato dos Nefelins serem anjos caídos de pedra, ou o fato do Noé na bíblia amaldiçoar quem derramar o sangue de um homem e no filme o filho dele sair ileso, nem o fato de Noé se embebedar de uma vinha que ele cultivou e não de uvas achadas na beira da praia e o fato dessa bebedeira ser a última coisa que aconteceu na história e de Noé após isso ter amaldiçoado Cam porque ele o vira nú... Os problemas não são esses... O problemas começam quando o filme zomba do Criador. "Não tem nada a ver" uma comunidade no orkut que se intitulava "Jesus devia ter apanhado mais"? Ou uma piada misógina que te fere enquanto gênero feminino? Ou coisas afins? A atitude de zombar em meios de comunicação é muito séria pois pessoas formam opiniões a partir daquilo que veem e muitas vezes sem procurar saber o outro lado da história. Ainda no quesito fidelidade ao livro, eu sou um leitor ávido de ficção e como tal gostaria que o filme fosse o mais fiel possível a história do livro, gostaria que fosse assim com O Senhor dos Anéis, O Hobbit, Drácula de Bram Stoker, Jogos Vorazes, Eragon, etc, etc, etc e claro PRINCIPALMENTE com a bíblia que é o livro que mais gosto :)
      Sobre evolucionismo e criacionismo. Eles são sim duas idéias opostas! Inclusive essa noção de criação em 6 dias de 24 horas não é aceita nem pelos criacionistas mais. O Criacionismo hoje é algo muito mais sofisticado (ACEITO INCLUSIVE POR ATEUS) e com bases muito melhores que o evolucionismo, mas são duas idéias contrastantes e se o filme se baseia em algo dentro da bíblia é de se esperar um pouco de coerência, pelo menos... O grande X está na questão do surgimento da vida e não do surgimento do planeta... Será que realmente foi uma coincidência que gerou a primeira célula e uma série de coincidências foram fazendo aprimoramentos nela, ou há uma inteligência superior que criou tudo (que no nosso caso Cristão seria Deus) e mais ainda, o homem, surgiu como evolução dessa célula primordial ou Deus o fez como coroa da criação a partir do pó da Terra? Evolucionismo e Criacionismo, repito, são ideias contrastantes e inconciliáveis (pelo menos com o conhecimento adquirido pelo homem até hoje.). E seu ponto de vista sobre ciencia e crescimento intelectual, CONCORDO plenamente

      Excluir
  3. O fato de algo ter evoluído não significa que foi "coincidência" ou "por acaso". Há uma série de condições necessárias para que uma célula se aprimore, e se essas condições foram proporcionadas propositalmente por uma inteligência superior (no caso Deus), então não foi acaso, foi criação. Deus não precisa fazer mágica, porque os processos naturais foram criados por ele e são seu milagre também. Quem quiser observar a evolução, pode acompanhar uma bactéria se tornando cada vez mais resistente a um antibiótico rapidamente, a cada geração. A diferença está em acreditar que esta evolução foi idealizada por um Deus criador, e não por simples acaso.

    ResponderExcluir

Seu comentário nos deixa muito feliz! E não esqueça, Tenha Fémenina : )