16 de maio de 2013

Ballet Clássico: a essência de todas as danças

O ballet clássico é o nome dado a um estilo de dança que se originou na corte europeia, no século XV. A primeira apresentação de ballet, que se tem notícia, foi em 1489, na Itália, alcançando seu auge na época do Rei Luís XIV, na França.
O ballet dá elasticidade, redesenha o corpo e combate o envelhecimento. Para todos os praticantes, os benefícios do treinamento de ballet clássico são logo vistos. Entre eles, a prática da dança:

- Desenvolve a sociabilidade e as novas amizades;
- Encoraja a disciplina física, o controle e o conhecimento do próprio corpo;
- Inspira o senso de confiança física e mental;

- Estimula a boa postura e a habilidade corporal;
- Facilita a relação entre música, o ritmo e o movimento controlado.
- Promove o conhecimento de outras formas de arte, associadas ao ballet;
- Ensina o gosto pelas artes cênicas.

Além de todos os benefícios físicos, exercitado por meio da música clássica, o ballet desperta emoções, libera tensões e mobiliza os sentimentos. Ele exercita o corpo como um todo: a sequência de exercícios promove o condicionamento dos músculos, o fôlego, a firmeza e a precisão. Ainda colabora com a flexibilidade, com a postura e com a coordenação motora, ajuda na disciplina e na resistência, sendo um ótimo exercício para a mente. O aluno precisa interpretar a música que escuta e, além disso, deixar fluir o sentimento que ela desperta.
Embora o ballet clássico continue sendo a base de todas as danças e permaneça como arte tradicional em todo o universo, admite-se a prática como exercício físico, em qualquer idade.
Mais que um exercício, o ballet expressa a música por meio de cada parte do corpo, com graça e suavidade, mas ao mesmo tempo, com força e firmeza. Mais que músculos, o ballet dá qualidade de vida às pessoas e ordena a disciplina da mente e do espírito, assim como a do corpo.
Permite, especialmente, que os bailarinos e as bailarinas se expressem como indivíduos, artisticamente e espiritualmente pela dança.

Joice Dufloth
Líder do Ministério de Dança da PIB Erechim


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixa muito feliz! E não esqueça, Tenha Fémenina : )