31 de outubro de 2013

Não prometa, ou cumpra!


É muito fácil criticar os políticos do nosso país dizendo que eles prometem e não cumprem. Todas nós sabemos que isso não é legal!  Perdemos a confiança neles e até deixamos de fazer parte da política por medo de entrar nessa “onda de falsidade.”
Mas e você? Já parou pra pensar que talvez esteja fazendo a mesma coisa com as pessoas ao seu redor? A nossa geração tem vivenciado muito isso! Repare no tanto de casais que se separam, no tanto de jovens que vivem de igreja em igreja, nos que não param em emprego algum ou mesmo nos que vivem mudando de amigos, no intuito de “se dar bem”. 
A falta de comprometimento é um fruto do egoísmo! Você deixa de fazer algo por alguém simplesmente porque não se sente á vontade fazendo, ou porque não te interessa. Por exemplo, você combinou com sua amiga que passaria a tarde com ela, para conversarem sobre um assunto, e dá o cano porque “tá muito frio pra sair de casa”, ou se compromete a ajudar um colega depois da aula, fica com preguiça e não vai, ou ainda quando diz pra sua mãe que vai arrumar o quarto e não arruma.
Pode ter certeza que depois dessa, seus amigos ficarão com um pé atrás com você. E quem vive furando com a amiga hoje, pode “furar” com o chefe lá na frente, e as consequências serão graves (a sua demissão, por exemplo).
Se comprometer é “se obrigar a”. Sim, a gente não pode fazer apenas aquilo que nos agrada. Muitas vezes, temos que nos obrigar a fazer algo que não estamos com vontade para cumprir com a nossa palavra. Em Eclesiastes 5. 4-5, há um conselho especial em relação a isso: “Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir”.
E sabe o erro que geralmente cometemos antes disso? Tá lá em Eclesiastes 5.2: “Não fale demais sem pensar. Nem faça promessas diante de Deus”. Pois, é… Quantas vezes você já falou sem pensar? Na emoção do momento, na euforia, prometeu algo e depois se arrependeu profundamente do seu voto? É muito chato, não é? Pior do que sair com a fama de “furona”, é entristecer Deus! Que tipo de testemunho você acha que passará se ninguém puder confiar em suas palavras?
Se necessário for, ore e peça pra Deus te dar forças pra cumprir. Mas antes de prometer mais alguma coisa a alguém, respire fundo, pense se realmente conseguirá cumprir… E então, cumpra! As pessoas verão seu esforço por elas, e assim você honrará o nome do Senhor. 
Tássia Gregatti
São José dos Campos/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixa muito feliz! E não esqueça, Tenha Fémenina : )