4 de julho de 2013

Na luta contra o TCC

“SE VOCÊ NÃO PODE CONTRA SEU INIMIGO, JUNTE-SE A ELE” - diz um famoso ditado popular.

Quando se trata de TCC, acredito que isso pode funcionar mesmo, afinal não posso fugir do meu inimigo, não gosto dele e, também, não quero vencê-lo. Então, o que posso fazer? Respondo: posso torná-lo meu aliado.

Você vai entender como farei isso.

Vamos à luta?!

Chegou a hora de fazer o meu Trabalho de Conclusão de Curso, o tão temido TCC. Que stress!
Claro, stress misturado com alegria, porque é sinal de que estou terminando minha graduação. Sou acadêmica do curso de Educação Física – Licenciatura. Teoricamente estou no 9º semestre, mas já estou 10 semestres no curso, não consegui acompanhar meu currículo por falta de oferta de componentes. Muito ruim isso!
Então, sobre o TCC: é individual e temos que fazer uma pesquisa. O processo é dividido em duas etapas ou dois semestres. No primeiro, construímos o Projeto de Pesquisa e, no segundo, desenvolvemos a Pesquisa. Estou no início de tudo e muito enjoada já! 
A pior parte é escolher o tema, quer dizer, a pior parte é quando se apresenta o tema escolhido ao professor. Você escolhe um tema e está super empolgada, imagina todo TCC pronto e ele vai dar muito certo, vai ficar ótimo porque você gosta do tema, do que ele vai abordar e de com você vai trabalhar com ele. Aí os professores (no meu caso o professor de Projeto de Pesquisa e uma professora que quero que seja minha orientadora no desenvolvimento do TCC) dão mil críticas sobre uma palavra, sobre a ênfase,... e o pior, dão sugestões!!!
Quer dizer, primeiro nos falam que devemos escolher um tema, que nos instiga a pesquisar, um assunto pelo qual estamos apaixonados (sério, meu professor disse que devemos estar apaixonados pelo tema! Hahaha) e que, portanto, é uma escolha muito pessoal e depois faz sugestões, tipo “Mas por quê você não faz assim...” Mas aí é do ponto de vista dele, que é diferente do meu...

Que desânimo. Aconteceu assim comigo.

Mas, espera! Eu pedi ajuda pra Deus na escolha do tema, será que estas “opiniões” não vem de Deus?

Sim! Vem de Deus!

Eu entreguei pra Deus e ele está agindo através daqueles capacitados a me ajudar, os professores. Não que conversar com outras pessoas sobre o TCC não seja importante, mas eles não conhecem tão bem sua profissão então não é a mesma coisa. Para seu TCC evoluir é preciso ajuda de profissionais competentes. E, pensando assim, eu me acalmei. Não estou “apaixonada” por meu tema, mas acho que posso fazer um bom trabalho e transmitir uma mensagem de Deus às pessoas que participarão da construção do meu TCC e àquelas que o lerem.
Isso mesmo, quero que meu TCC seja meio para transmitir verdades bíblicas. Talvez você esteja pensando que Deus não tem nada a ver com isso, mas tem sim. Se devemos ter Deus como Senhor de nossas vidas, no controle de todas as áreas de nossa vida, de todas as coisas que fazemos, logo deverá estar no controle do TCC. E isso é muito bom, afinal Ele é O CARA mais inteligente de todos!
Quando pedi para uma menina de nove anos secar a louça ela me disse “Não gosto de secar a louça, por que tenho que fazer o que não gosto?” Eu respondi a ela que isso é normal, todos os dias temos que fazer coisas que não gostamos mas que devemos fazer, e que podemos utilizar essas coisas ruins de se fazer para demonstrar obediência a Deus, isso alegra o Seu coração.
Depois dessa conversa com ela, lembrei do meu TCC (na verdade ele não sai dos meus pensamentos já faz um tempo) e relacionei com meu tema. Eu não gosto do meu tema, mas posso usá-lo para demonstrar obediência a Deus e deixá-Lo agir por meio dessa minha atitude de obediência. Isso não quer dizer que será fácil ou bom de se fazer, secar a louça não é bom, mas Deus está no controle e eu não vou desistir dessa luta.
Mais importante do que ter um conhecimento, é a forma como o utilizamos. Como meninas cristãs, não podemos perder as oportunidades de falar da Palavra de Deus, utilizando nossos conhecimentos de diversas maneiras. O que você tiver que fazer não faça só por fazer, veja como uma oportunidade de servir a Deus e de cumprir a missão para qual você foi feita.
Meninas, minha luta está só no começo! Sei que vai ser um ano difícil, mas de muito aprendizado, que espero poder compartilhar com vocês!
Abraços,
Karina Scheibner
 Tuparandi - RS

Um comentário:

  1. Oi Karina!!! Que bom q vc postou isso guria!! eu estou na mesma situação. Faço faculdade de psicologia..... semestre passado eu desisti da matéria de Pesquisa, pq o tema não é o que me agrada... e eu mesma que escolhi, por ser mais fácil. Eu nao pensei em pedir pra Deus me ajudar com isso..... pensei que talvez fosse falta de vontade minha, nao conseguir um tema que eu gostasse..... Vou falar com o Papaiii do Céu hoje sobre isso!! Obrigada!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário nos deixa muito feliz! E não esqueça, Tenha Fémenina : )