5 de julho de 2014

Princesa, como prestar culto a Deus?

No antigo testamento, o sumo sacerdote, líder do povo de Israel, tinha todo um processo, muito rígido e respeitoso, para entrar na presença de Deus, afinal de contas, ele estaria em contato com o Deus de todo universo. E somente o sumo sacerdote, escolhido por Deus é que poderia fazer ofertas por ele e por todo o povo. Quando Jesus morreu e ressuscitou, Ele se tornou o último e suficiente sumo sacerdote, e já não precisamos mais de homens para interceder a Deus por nós, pois temos Cristo como nosso intercessor.
Hoje podemos, através de Jesus, levar nossa oração a Deus, fazer ofertas e prestar culto. Mesmo no novo testamento, o povo já havia se tornado livre para entrar na presença de Deus. Porém, o mais interessante de se notar é a maneira como o povo prestava culto a Deus. E é sobre isso que quero falar neste post. Será que nossos cultos têm agradado a Deus? Será que estamos verdadeiramente honrando ao Senhor durante os louvores, as orações, a ceia e a ministração da Palavra?
Bom, terei que ser sincera com você... Nós não somos dignas de prestar culto a Deus . Somos pecadoras, falhas e erramos com o Senhor o tempo todo. Às vezes estamos dizendo no louvor que Deus é nosso Senhor, quando nem mesmo o obedecemos! Porém, Jesus veio para nos justificar diante de Deus. Pela misericórdia do nosso Pai, através do seu Filho, mesmo não sendo merecedoras, Deus aceita o culto que prestamos a ele. Não por nosso mérito, mas pela graça de Cristo.
E pode ser que, ás vezes, a gente confunda um pouco o “ser livre diante de Deus” com “fazer do meu jeito”.  Quero te incentivar a ler o Novo Testamento inteiro, sempre pedindo a orientação do Espírito Santo. Faça uma pesquisa, com calma, sobre a forma de culto prestada naquela época. Repare na maneira como os apóstolos Paulo, Pedro e outros ministros realizavam o culto com a igreja.
É claro que a igreja precisa ser contemporânea, no sentido de se adequar aos meios atuais, mas isso não significa de forma alguma, se adequar ao mundo. Vou explicar melhor! Posso afirmar que Paulo não usava microfone, que não tinha bateria na igreja dos colossenses e muito menos jogo de luzes na igreja em Filipo, simplesmente porque essas coisas não existiam naquela época!
Conforme a ciência foi avançando, conseguimos formas de atingir mais pessoas (o microfone ajuda a pessoa que está lá no fundo a escutar melhor a pregação), temos novos instrumentos que nos auxiliam a louvar de forma organizada e outros meios que facilitam a nossa mente e o nosso coração a prestarem máxima atenção durante o culto. E até aí tudo bem! Isso não é ser igual ao mundo.
Mas, repare na reverência que a igreja primitiva tinha durante o culto. Repare em como eles se mantinham em silêncio quando Deus falava através de um apóstolo. Repare no respeito à ordem do culto, na organização, na forma como eles se humilhavam diante de Deus.
Infelizmente, tenho visto em algumas igrejas, cultos que alegram mais o coração do homem do que o coração de Deus. As pessoas fazem o que bem entendem, na hora que querem, do jeito que querem, ás vezes até bagunçando, pulando nas cadeiras (sim, já vi isso!),  conversando pelo whatsapp, desrespeitando o irmão ao lado que está orando, não participando dos momentos de oração ou louvor, por exemplo,  e não poucas vezes, saem antes de terminar o culto sem ter motivo justo para isso.
O Deus do Antigo Testamento ainda é o mesmo Deus de hoje! Sim, Jesus nos tornou livres, Ele nos ama, nos trata com amor e misericórdia, mas tenha sempre em mente a Majestade e a Grandiosidade de Deus! Ao entrar na igreja (e mesmo antes, na verdade) para prestar culto, lembre-se de quem você é e do Deus que está à sua frente.
Não quero “assustá-las” ou engessá-las. Só quero que nós, como igreja, e especialmente nós, como meninas, princesas do Pai, possamos aprender a ter reverência diante de Deus. A aquietar o nosso coração na presença d’Ele, a não agirmos como crianças, mas como meninas sábias, submissas e que respeitam a casa de Deus.
Veja nos filmes como as princesas respeitam, honram e reverenciam seus pais (os reis). Que nós possamos fazer isso, e de maneira muito, mas muito mais especial, já que o nosso Rei é real e Ele é o nosso Senhor, Governador não somente de uma nação, mas de todo o universo.
Algumas referências dos cultos na igreja primitiva:
1 Coríntios 11. 18-34, 14. 12-17 e 26 / Atos 2. 38-47 / 1 João 4. 1-6 / Gálatas 1
Tássia Gregatti
São José dos Campos/SP




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixa muito feliz! E não esqueça, Tenha Fémenina : )