8 de julho de 2014

Noooossa! Minha não, dos outros!

Quero falar sobre a popular expressão “nossa!”, que aparece tantas vezes no nosso dia, e muitas dessas vezes, é pronunciada por nós mesmos. Acontece que essa interjeição nada mais é do que um encurtamento desta outra expressão: “Nossa Senhora!”*, um título conferido à Maria, mãe de Jesus, por aqueles que a elevam e cultuam, como se uma deusa fosse (e não é!).
Com isso, explico o título: essa “senhora” (ou seja, aquela que exerce senhorio, domínio) não tem nenhum tipo de influência sobre mim, de modo que não posso chamá-la de “minha senhora”, nem mesmo de “nossa senhora” – quando digo que algo é nosso, ele é meu e seu também, certo? – assim, posso dizer que ela seja senhora de outros, mas minha com certeza não é!
Quanto a Jesus, esse sim, chamo de Meu Senhor, porque é a Ele que confiei minha vida, de modo que na igreja podemos dizer que Ele é o nosso Senhor, aquele que nos governa, certo? Quando digo “meu Senhor”, é a Jesus que me refiro, e quando falo “nossa!”, estou resumidamente dizendo “nossa senhora!”; e não posso ter dois senhores (=donos).
Diante disso, quero que você reflita: é certo que vivamos a dizer “nossa!” sabendo o que isso significa e a quem invoca?
Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu! Salmos 19:14
Que possamos purificar o nosso falar, amém!
*conforme o Dicionário Aurélio e outras fontes de consulta etimológica
Mariana Marció
Getúlio Vargas/RS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixa muito feliz! E não esqueça, Tenha Fémenina : )