9 de junho de 2014

Like a lady!

Regras de etiqueta. É só ouvir falar que muitas meninas torcem o nariz e fazem cara feia. Ao contrário do que muitas imaginam, as regras de etiqueta não são coisas de gente “rica e fresca”. Um “bom dia” que você diz ao seu vizinho é ter etiqueta, sabia? E como qualquer outra regra, elas não existem para tornar o ambiente mais chato, mas para tornar a nossa vida mais fácil e organizada. E nada mais bonito do que uma menina educada que sabe se comportar em diversas situações!  Então, chega de conversa e vamos à etiqueta! São muitas para várias ocasiões, mas hoje vou compartilhar algumas dicas sobre maneiras de se cumprimentar:
1) Quando for visitar alguém, uma amiga, por exemplo, lembre-se sempre de cumprimentar os donos da casa assim que chegar (e quem mais estiver na casa em seguida). E quando for embora, agradeça por terem te recebido (exemplo: “obrigada pelo almoço”, se quiser ser mais gentil ou apenas “obrigada”) e despeça-se!  Entrar e sair como se eles não estivessem lá é total falta de educação.  Isso também vale se você vai quase todos os dias na casa da sua amiga! Não é porque você “já é de casa” que não precisa ser educada.
2)  Se você tiver que cumprimentar várias pessoas que estão num mesmo ambiente, por exemplo, se estiver numa festa na casa da sua tia e na sala estiverem seus avós, alguns tios e alguns primos, a forma de mostrar respeito é cumprimentar primeiro as pessoas mais velhas. Neste caso seria: seus avós, depois seus tios e só então seus primos.
3) Quando estiver sentada e alguma pessoa mais velha que você chegar para te cumprimentar, levante-se! Não que quando alguém da sua idade vier te cumprimentar você não possa se levantar (fica a critério), mas o levantar-se para cumprimentar uma pessoa mais velha, mostra que você a respeita.
4)    Se você é tímida como eu, provavelmente tenha dificuldade em cumprimentar seus colegas de classe, professores e o pessoal da igreja. Mas, faça um esforço! Quando chegar na escola, cumprimente seu colegas com um “bom dia” pelo menos, não só os seus amigos mais chegados, mas a todos quanto for possível. Cumprimente os funcionários também e os professores. Aliás, essa é uma maneira de dar bom testemunho. O mesmo vale para o pessoal do inglês, do balé, do coral e da igreja, viu? Quer uma dica? Sabe o som que a pessoa mais gosta de ouvir? Seu próprio nome! Então, diga o nome da pessoa ao cumprimentá-la! Você a deixará um pouquinho mais feliz.
5)    Falando em funcionários, já reparou que muitas vezes tratamos as pessoas que nos servem como se elas nem estivessem ali? Ás vezes estamos com tanta fome que chegamos na lanchonete e vamos logo fazendo o pedido. Isso é muito chato! Seja o carteiro, o atendente da lanchonete, o caixa do supermercado, o motorista do ônibus…Cumprimente antes de qualquer coisa!  Um simples “boa tarde” pode até demonstrar que você valoriza o serviço daquela pessoa.
6)  Se encontrar um amigo ou conhecido num restaurante ou se a pessoa estiver fazendo um lanchinho, não precisa cumprimentar com beijo no rosto ou aperto de mãos (a não ser que a própria pessoa faça isso). Um tchauzinho ou só um “oi, tudo bem?” já são suficientes. Tem gente que não gosta de ter contato físico com outras pessoas enquanto está comendo, e nós devemos respeitar, ok?
7)   Ao fazer uma ligação, cumprimente a pessoa que está do outro lado da linha antes de falar o que você precisa! E se estiver ligando para a casa de algum amigo, cumprimente e se identifique, por exemplo: “Boa tarde, aqui é a Tássia, amiga da escola da Bruna. Ela está?”.
Pode ser que no começo você esqueça uma coisa ou outra, mas com o tempo e a prática, vai se tornar até automático! Sendo educada e tratando bem as pessoas você também pode fazer a diferença.  E nada mais bonito numa menina do que o sorriso, não é mesmo? Sorria sempre!
Tássia Gregatti
São José dos Campos/ SP


2 comentários:

  1. Ótimas dicas! Ser gentil com as pessoas é sem dúvida, demonstrar o amor de Jesus, porque importar-se com o outro é super necessário!!

    ResponderExcluir

Seu comentário nos deixa muito feliz! E não esqueça, Tenha Fémenina : )