24 de junho de 2014

Intercâmbio!

Você já pensou em morar fora do país? Fazer um intercâmbio? Imagino que, assim como eu, você já teve essa vontade. Ou, se nunca teve, espero que, ao final desse texto você sinta essa vontade. Por que? Porque fazer intercâmbio é maravilhoso! Por isso, quero compartilhar um pouquinho de uma das melhores experiências da minha vida.
Em 2011 eu estava me aproximando do final da faculdade de Enfermagem, e faltava apenas o estágio final, que, na minha universidade, poderia ser feito em qualquer hospital que me aceitasse. Como eu já havia feito estágios nas cidades próximas a minha, pensei em aproveitar essa oportunidade e procurar algum hospital fora. Através de um convênio da minha universidade com uma universidade portuguesa, fiz minhas malas e fui para Portugal no dia 01 de dezembro de 2011, com o objetivo de ficar 3 meses lá. A experiência no hospital foi fantástica, aprendi muito, vi um outro sistema de saúde, um outro jeito de ser enfermeira, outras tecnologias… enfim, eu estava maravilhada com aquele mundo.
Além do estágio, tive a oportunidade de viajar para outros lugares em Portugal, que é um país lindo, e também para outros países da Europa.
Mesmo antes de sair do Brasil procurei uma igreja para frequentar, pois tinha a certeza que encontraria ali uma família, pessoas que pudessem me ajudar.
Me encantei com o país, e procurei uma maneira de voltar, depois que o intercâmbio acabasse. Assim, me inscrevi no mestrado lá, fui aprovada, e voltei para Portugal  em 2012. É claro que um grande incentivo para eu voltar foi por ter conhecido aquele que hoje é meu marido.
Se você leu até aqui e se interessou, mas pensou: por onde começar? Não conheço nada, ninguém, não sei falar outra língua… ficam aqui algumas dicas:
- Não tenha medo de mudanças, de ficar longe dos pais, dos amigos… o início pode ser difícil, mas a experiência com certeza valerá a pena. Até hoje não conheci ninguém que se arrependeu de ter feito intercâmbio;
- Aproveite cada oportunidade;
- Aprenda um novo idioma (desculpa de falta de grana não rola, existem app´s gratuitos para smartphone, veja filmes sem legenda, ouça músicas…);
- Ir para outro país para aprender a língua tbm é uma boa!
Se você já está na faculdade:
- Procure informações na sua faculdade, a maioria tem um setor de relações internacionais;
- O Brasil oferece muitas bolsas de estudo, o programa mais conhecido é o Ciência sem Fronteiras;
- Além do Brasil, tem muuuuitas bolsas rolando por aí, cito um exemplo, para quem tem interesse na Alemanha: http://www.daad.org.br/pt/
- Uma oportunidade bem “quentinha” é que a Universidade de Coimbra/PT vai começar a aceitar as notas do ENEM para o ingresso de brasileiros nos seus cursos. 
- Você não vai encontrar uma bolsa de primeira, tem que ser persistente.
- Mestrados e doutorados em Portugal (falo dessa realidade, porque é a que eu conheço) são sempre pagos, e o preço, se comparado com um mestrado particular no Brasil, vale muito a pena!! E vc ainda pode conseguir uma bolsa!
Ps: Se você quiser ainda mais informações, não hesite em pedir! Tenho o maior prazer em ajudar e levar outras pessoas a ter uma experiência tão maravilhosa como eu tive.
Ana Cristina Eberhardt Lins
Rio de Janeiro/RJ

3 comentários:

  1. Gostei do incentivo!!! Tenho muita vontade ainda de fazer um intercâmbio com meu marido!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza vocês se sairão muito bem nesse intercâmbio Talita!!
      Um abraço, equipe Fémenina!

      Excluir
  2. Ameii, eu quero muita fazer um intercâmbio mais para o final do meu curso, me deu mais vontade ainda.

    ResponderExcluir

Seu comentário nos deixa muito feliz! E não esqueça, Tenha Fémenina : )