30 de junho de 2014

A responsabilidade de cada mulher perante o uso correto de maquiagem em pele acneica

> Eu com 16 anos – 1998.
Saber disfarçar, corrigir ou esconder as marquinhas do rosto, bem como as indesejáveis espinhas, é uma tarefa um tanto dispendiosa, visto que toda mulher se sente desconfortável diante do menor sinal que seja dessas erupções e rompimentos causados por inúmeros fatores: alteração hormonal, alimentação inadequada, TPM, ansiedade, depressão, agentes naturais (sol, vento, mar) entre outros. As estatísticas nos mostram que a maior propensão se dá em adolescentes, mas as mulheres em fase adulta também têm sido vítimas dessa vilã: a Acne de Mulher Adulta, conhecida como A.M.A., que ocorre em mulheres de 25 a 35 anos.
Um dos principais causadores são os componentes dos próprios produtos para maquiagem, estes que deveriam ser os nossos aliados, acabam apresentando riscos e problemas para a pele. Embora o uso destes itens, praticamente indispensáveis na bolsa da maioria das mulheres, tenha o poder de nos transformar em verdadeiras princesas, o valor do seu custo-benefício pode não ser vantajoso se não tomarmos o devido cuidado ao escolhermos produtos de qualidade e se possível recomendado por um especialista.
Segundo o médico dermatologista Dr. Mário Wolf, nós estamos suscetíveis a dois tipos de problemas de pele causados pelos componentes de algumas maquiagens: a D.C.A. (Dermatite de Contato Alérgica) que é causada em pessoas previamente alérgicas e a D.C.I. (Dermatite de Contato Irritante) que é causada por produtos atópicos e excessivamente ácidos ou básicos como os utilizados no peeling.
E em tempos onde o valor está intrínseco a estética, a atenção no momento da compra dos nossos makes precisa ser consciente e racional. E por que digo racional? Porque a ala feminina costuma ser muito mais emotiva durante as compras, do que a masculina, pois nos deixamos conduzir pela enxurrada de propagandas e mídias, e como mulheres virtuosas, podemos nos arrumar de maneira bastante feminina, porém com sabedoria.
> Por volta dos 11 anos ainda com a pele normal.
E como podemos então aplicarmos bem o nosso dinheiro e nos mantermos bonitas e saudáveis? Apesar do nosso alvo principal não ser o cuidado com a beleza exterior, e sim o cuidado com o nosso coração e a nossa mente, devemos ser cautelosas quando o assunto é o uso de maquiagem. Conforme a declaração do Dr. Mário, identificar a presença de alergia de pele e a composição de cada item facilita na hora de aquirí-los, já que a oferta é quase infinita e muitas vezes o nosso orçamento é restrito, afinal temos outras necessidades de beleza.
A Bíblia nos ensina em inúmeras passagens o quão formoso é o nosso Senhor (Salmo 27:4, 96:6 ) o que me faz compreender que se toda a formosura está no nosso Criador, uma conseqüência mais que certa para as nossas vidas será esta tão graciosa beleza colocada em cada uma de nós (Ez 16:14). Com base nos relacionamentos humanos, quanto mais intimidade temos com uma pessoa, mais parecidas ficamos com ela, e muitas particularidades ficam cada vez mais notórias, influenciando até no nosso comportamento. Não é diferente do nosso relacionamento com Deus.
A nossa aparência exterior também reflete a profundidade do nosso relacionamento real com o Pai. Me coloco aqui como exemplo da soberania de Deus na vida, não só minha, mas de qualquer mulher que decide se entregar totalmente e viver em consagração a Ele. Por muitos anos da minha vida eu fui rejeitada, tanto em casa quanto na escola, e cresci muito tímida, introvertida, quase não falava, nem olhava nos olhos das pessoas. Com o passar dos anos desenvolvi depressão e na adolescência este estado se agravou, pois começou a aparecer rápida e gradativamente a acne, chegando ao grau máximo, o quatro (veja a lista dos graus de acne no fim deste artigo).
Fiz diversos tipos de tratamento, tanto via oral quanto tópico, mas nada amenizava. E no decorrer do processo, os sintomas da acne se mesclavam aos sintomas da depressão, me deixando um tanto arredia. Eu tentava então disfarçar com pesadas maquiagens, e utilizava as mais baratas, que estavam dentro do meu poder aquisitivo, o que não ajudava em nada. Aos 24 anos aceitei um convite de uma amiga para participar de um culto em sua igreja, foi ali naquele momento que iniciou o processo de libertação de todos os sentimentos destrutivos que carreguei até então. Como disse, foi o início do processo, mas que em torno de 6 meses eu já via diferença em meu coração sendo tratado, e consequentemente, a minha pele também estava sendo regenerada.
> Entre 07 e 08 anos o olhar já alimentava o desprezo.
Mas o que a minha história tem a ver com o uso correto da maquiagem em peles com acne? Bom, tem muita coisa em comum. Uma das coisas mais poderosas que o Espírito Santo fez na minha vida foi a transformação do meu coração que era repleto de ódio pelas pessoas que me rejeitaram, ignoraram e desprezaram, desde a infância até o início da fase adulta.
Quando mulheres que foram machucadas e violentadas psicologicamente não conseguem lidar com todas as aflições da auto-estima menosprezada, o organismo reage numa luta bastante difícil de combater. Não digo que todos os problemas de uma vida com ausência de amor e atenção seja o motivo do aparecimento de acne ou alguma enfermidade na pele do corpo, mas em grande parte dos casos, está na “incapacidade de crer no quanto Ele é capaz de nos amar do jeito que somos”, frase dita por Bianca Toledo e que se encaixa no meu breve relato pessoal.
A mulher preciosa, que é acima de tudo dependente de Deus, procura cuidar da sua beleza interior tanto quanto da exterior, e as duas andam de mãos dadas. Adquirir uma coleção de lápis para olhos, batons, máscaras para cílios, bases, corretivos, sombra para olhos, e tantos outros acessórios é necessário para complementar a beleza natural dada a nós, mas nunca será essencial. Tratar no mais íntimo do nosso coração estabelece uma conexão direta ao trono do Pai, e nesta relação de entrega da nossa parte, recebemos o cuidado e a atenção que fará brilhar a nossa alma, o nosso corpo, os nossos olhos. Deus nos ensina amorosamente que somos amadas e preciosas e o nosso principal adorno é a confiança em Seu cuidado conosco.
Concluo meu artigo para esta coluna de Beleza deixando uma passagem importantíssima dada por Deus logo no começo da minha caminhada com Ele: “Não temas, porque não serás envergonhada; não te envergonhes, porque não sofrerás humilhação; pois te esquecerás da vergonha da tua mocidade e não mais te lembrará do opróbrio da tua viuvez. Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra.” Isaías 54: 4,5.
Que em todo momento que formos para frente do espelho vejamos a glória de Deus refletida, para que quando a maquiagem estiver concluída vejamos o sincero agir do Espirito exalando graça, beleza e alegria de pertencer ao Ser mais Sublime de toda a existência.
Acne de grau 1: pele cheia de cravos, pretos ou brancos (bolinhas fechadas).
Acne de grau 2: muitos cravos e algumas espinhas, às vezes com pus, às vezes só com o pontinho inflamado.
Acne de grau 3: alguns cravos e várias espinhas, que muitas vezes formam uns caroços na pele.
Acne de grau 4: muitas espinhas inflamadas e inchadas, que se juntam, formando caroços profundos e doloridos que drenam pus.
Um beijo no coração,
Vivi S. Wolf
Balneário Camboriú
Fonte: Que tipo de espinha você tem? Site Capricho – Categorias: corpo em 09/03/2010 às 20:14
Ps: A querida da Vivian tem um blog muito legal, e nos autorizou a repassarmos este ótimo post para vocês FéMeninas :) Dê uma passadinha no Blog dela, e confira mais novidades ----> http://deroupaealma.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixa muito feliz! E não esqueça, Tenha Fémenina : )