2 de abril de 2015

Lenço, Echarpe ou Cachecol: Qual a diferença?

Olá Meninas!!! Tudo bem?
Eu sempre ficava em dúvida sobre a diferença do lenço, echarpe e o cachecol, entre outros... E tenho certeza que várias de vocês também! Por este motivo, hoje vou falar um pouco da diferença deles, o modo de usar e com o que usar. Todos são bem semelhantes, mas o que os diferencia são: tamanhos, texturas e tecidos. Eles podem ser usados com qualquer roupa, desde que não misture muitas estampas. O lenço e a echarpe são usados tanto no inverno como no verão, sendo mais comum no inverno, é claro.   Então, pra quem quer entender melhor a diferença entre eles e como usá-los, aí estão algumas dicas:
Lenço: Os lenços costumam ser peças de formato quadrado, de diversos tamanhos e feitas sempre em tecidos leves como seda, algodão ou cetim. É indicado para dias com temperaturas amenas, e por ser versátil, pode ser usado não somente no pescoço, mas também na cabeça. Há ainda quem goste de amarrar a peça na lateral da bolsa para dar um charminho extra à produção.


Cachecol: Indicado para dias realmente frios, os cachecois costumam ser feitos de tecidos pesados como lã ou então de tricô ou crochê. Normalmente são compridos, estreitos e dão um efeito bem volumoso (já que a intenção é realmente proteger a garganta).

Echarpe: É uma faixa de tecido retangular, bem larga e comprida. As echarpes costumam ser feita de materiais mais leves como algodão, voile ou chifon e, a maioria (assim como o cachecol) ainda possui acabamento de franjinhas. Pode ser usada ao redor do pescoço e também sobre os ombros. É uma peça estilosa, que dependendo do modelo, combina até com eventos formais, podendo ser combinada com vestidos e blazers. Assim como o lenço, é indicada para dias com temperaturas mais amenas.

Cores e estampas: Na hora de escolher cores e estampas dessas peças, que ficarão próximas do rosto, é importante prestar atenção no tom de pele e formato de rosto, mulheres com tonalidade de pele quente, por exemplo, ao optarem por cores mais fortes realçarão naturalmente a sua cor. Relacionar o formato do rosto com o formato das estampas também é importante: mulheres de rosto quadrado realçarão a característica com estampas geométricas. Para suavizar, recomenda-se a procura por peças lisas.

Proporção: A estatura, proporções do corpo e tamanho do pescoço também podem fazer diferença na hora de usar e harmonizar a peça. Mulheres que possuem pescoço curto, por exemplo, para não darem a impressão de uma cabeça quase colada ao corpo, devem optar por modelos que não possuam tecido muito volumoso, deixando à mostra um pouco de pele. Para quem tem estatura média ou baixa, recomenda-se atenção às pontas do lenço: Pontas no mesmo alinhamento criam um efeito que diminui, achata a silhueta. Para alongar, é interessante deixar as pontas desiguais.

Estilo: Os lenços, e echarpes permitem opções de estilo diversas na continuação do visual: usar no pescoço, na bolsa, no cabelo, na cintura… Tudo depende da personalidade e do estilo individual de cada uma. Os turbantes e amarrações na cabeça, por exemplo, combinam com mulheres de estilo dramático e criativo, enquanto echarpes de tecidos mais nobres e cores neutras complementam o estilo da mulher mais clássica.
Não importa a estação ou ocasião, é sempre bom incrementar o visual de forma prática e criativa, e sem dúvidas um acessório pode fazer toda diferença, quando usado da maneira certa! Bem como se diz: ‘’pequenos detalhes, grandes diferenças’’.  Enfim, vamos aproveitar que o outono está só começando e buscar algumas opções que combinem com o estilo de cada uma, tenho certeza que o resultado será incrível, amarrem-se nessa ideia!

Michelly Muller
Frederico Westphalen/RS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixa muito feliz! E não esqueça, Tenha Fémenina : )