23 de abril de 2015

Customização: A moda do ‘’faça você mesma’’!

Aposto que todo mundo tem esquecido, lá no fundinho do guarda-roupa, uma calça velha, uma camiseta sem graça que está precisando ser renovada, não é mesmo?  A customização de peças de roupas usadas, dando um novo estilo a elas é uma grande tendência, e vem crescendo cada dia mais, surpreendendo com seus resultados. Por todo o mundo as pessoas estão recriando sobre roupas antigas, gerando sua própria moda, e isso é incrível! Ou seja, qualquer um pode transformar-se em um estilista pessoal!!! :D
Hoje em dia buscamos vestir algo que reflita um pouco da nossa personalidade, e essa onda torna possível mudar ou transformar uma roupa ou acessório em uma extensão do jeito de ser de cada um. Assim, quando bordamos uma peça já usada, criamos desenhos, cortamos as mangas ou aplicamos rendas e pedras, estamos colocando a nossa personalidade na peça.
Existem várias maneiras e dicas para customização, e hoje quero mostrar algumas pra vocês, vamos lá?!
·         Antes de começar, planeje.
Primeiro é importante ter em mente o que se quer fazer. Depois de decidido é hora de escolher o tecido ou os materiais que serão utilizados.
·         Separe o material
Antes de pensar em customizar uma peça de roupa alguns materiais para iniciar os trabalhos precisam estar preparados. Tesoura, linha, agulha, alfinetes, cola para tecido e cola quente são fundamentais.

·         Escolha sua peça e dê seu toque pessoal
É possível customizar qualquer tipo de peça quem está começando a customizar roupas, a camiseta básica de malha é a mais simples para iniciar. Outra opção é a calça jeans que pode ter transformações nos bolsos, barras,   etc. Além disso, é possível customizar as peças com enfeites como tachinhas, botões e paetês.

·         Cortes e Aplicações
Na hora de customizar, os procedimentos mais simples e que mudam bastante o visual da sua peça são os cortes, tais como mangas, decotes, barras, laterais, etc... Se o desejo é preservar o corte, a dica é apostar nos acessórios de fácil aplicação, como rendas, pérolas, apliques e adesivos.




·         Novas cores
Antes de iniciar o processo de tingimento é importante lavar a peça e deixá-la secar. Existem diversos produtos para tingir, como corantes, água sanitária, fixadores e tintas. E também várias técnicas de aplicação como o uso de spray, ou até o tingimento tie-dye, que fica lindo e estiloso!



·         Estamparia artesanal
Estamparia artesanal é uma das coisas mais divertidas de se fazer quando o assunto é customização. As possibilidades são infinitas e os modos de fazer são os mais variados. Tudo depende da peça que vai ser estampada e do estilo de cada um, a técnica mais comum é a pintura a mão livre ou através de um papel com recortes do desenho escolhido.



·         Onde procurar?
A dica é visitar lojas de aviamentos e tecidos, pois estas lojas possuem uma grande variedade de produtos para customização de roupas. Acessórios que você não usa mais também podem ser desmanchados e reutilizados na suas criações.
·         Bolsas e sapatos:
Outra dica legal também é variar, é possível customizar bolsas, sapatos, acessórios e até mesmo um tênis. Customizar sapatos pode ser uma bela opção, é simples e você não precisar gastar muito para conseguir uma nova opção de estilo para os seus pés.



 

Qualquer peça do vestuário pode ser customizada, desde uma simples camiseta até um vestido de festa. Assim, você pode diversificar gastando muito pouco, bem menos do que se fosse adquirir roupa nova. Ou seja, é a forma de adaptar uma peça às suas necessidades... e vamos combinar que em tempos de economia financeira e de alta produção de roupas em série, a customização é a solução perfeita para economizar e criar um visual exclusivo!
Michelly Muller
Frederico Westphalen/RS






Um comentário:


  1. Amo esse tipo de customização, aquela que torna a gente mais bonita.
    Vale e muito a pena fazer das peças já bastante utilizadas, peças novinhas em folha. <3

    ResponderExcluir

Seu comentário nos deixa muito feliz! E não esqueça, Tenha Fémenina : )