17 de setembro de 2013

Espelho, espelho meu... existe alguém mais "bela" do que eu?


Vá até o espelho, olhe para o reflexo. O que passa pela sua mente? O que você sente? Talvez, no dia de hoje você se sinta bem consigo mesma, a sua pele está bonita, você conseguiu perder aqueles quilinhos, você não está de TPM e a imagem ali parece bem melhor! Ou, lá vamos nós de novo, esperançosas de encontrar uma imagem um pouco melhor, um pouco mais parecida com aquela modelo do pôster da loja, mas os nossos olhos parecem um radar para encontrar defeitos e ai, começam os "se": "se eu fosse mais magra", "se eu não fosse tão magra", "se o meu nariz fosse menor", "se os meus lábios fossem só um pouquinho maiores", etc, etc.
Recentemente li um livro chamado "Who calls me beautiful?", em português "Aos olhos do Pai", e sobre essa leitura, quero compartilhar com todas as FéMeninas espalhadas por aí. Muitas ideias, citadas abaixo, são da autora Regina Franklin, misturadas com as minhas... :)
Estamos todas inseridas em uma cultura que é super visual, com padrões de beleza muito altos para serem alcançados e que mudam muito rápido. Diria que são praticamente padrões inatingíveis, como "correr atrás do vento". Podemos estar constantemente tentando "reinventar" a nossa aparência ou negar aquelas partes que não se encaixam nos padrões de beleza do mundo. Quando olhamos no espelho esperamos encontrar contentamento no que vemos. Mas como encontrar contentamento quando eu estou olhando com olhos mundanos para uma imagem que não foi criada pelo mundo?
Comecei a pensar em minhas amigas. Quantas vezes nos reunimos e o assunto é "o que eu gostaria que fosse diferente em mim..." Não ficamos todas com aquele ar de frustração? Ou quando aquela amiga linda, chega pra você e diz: "tô precisando emagrecer uns 5 quilos , e eu penso "tá brincando?!". Parece que estamos em uma prisão invisível, que mistura tudo isso e não nos faz chegar a lugar nenhum. Meninas! Deus tem um padrão de beleza. Você sabia disso?
Bem, a Bíblia nos fala muito pouco, quase nada sobre a aparência de personagens bíblicas. A Bíblia fala que alguns personagens eram fisicamente bonitos: Raquel, Abigail, Davi, Bateseba. Contudo, essas passagens falham ao definir um padrão de beleza. Você sabe quanto Rute pesava, ou qual a altura de Ester? Se Bateseba tinha celulite ou se Raquel tinha sardas?
A Bíblia fala que fomos criadas a imagem dEle, então, o que é beleza pra Deus? Muitas são as mulheres de caráter, e integridade que a Palavra relata, e elas não são destacadas por sua beleza física, como: Débora, Maria, Rute, Ana, entre outras.
Para entender essa beleza verdadeira, nós precisamos saber a quem pertencemos, quem nos criou. O mundo não nos criou, ele não nos conhece. Deus nos criou e nos conhece! Você existe porque Ele quis criar você! O Deus criador, todo poderoso. Mas afinal, qual é o padrão de beleza de Deus?
"Deus amou tanto o mundo que deu Seu único Filho, para que todo aquele que nEle crer, não morra, mas tenha a vida eterna".
Como essa passagem tão conhecida pode definir beleza? O ato mais lindo entre Deus e nós foi o sacrifício de Jesus. A beleza de Deus é eterna e dá vida. A beleza de Deus é verdadeira porque é a verdade. Querida FéMenina, você é eterna. Você nunca vai conseguir encontrar uma definição de beleza naquilo que é temporal. Quando eu baseio meu “valor” nos padrões do mundo, meu amor por mim mesma torna-se condicional. Lembra dos "se" do início? No Salmo 149:4, Deus fala que adorna o humilde com sua salvação, a Sua Salvação é a definição de beleza de Deus! Sendo assim, a beleza de uma mulher deve ser definida por coisas que dão vida, são eternas e verdadeiras.
O que é mais fácil meninas, deixar mudar a aparência ou deixar mudar o caráter? O que é mais valioso, quando o caráter transpassa a aparência ou vice-versa? 
Você deve estar se perguntando como viver isso. Talvez já se questionou muitas vezes sobre aparência, já tentou andar na moda, já chorou por não se sentir aceita, já fez loucuras por uma aparência melhor. Talvez, você está apenas cansada como eu, de buscar beleza onde não consegue achar, onde é tão passageiro, como "correr atrás do vento", onde não há satisfação completa.
Uma das personagens que a autora fala no livro é Rute. Não se sabe se Rute era bonita, mas se sabe muito da determinação dela em buscar o Senhor. Rute adorou o Senhor, despiu sua alma diante de Deus, e se tornou uma bela mulher pela sua adoração. Que possamos aprender com ela, nos rendermos em adoração, conhecermos a beleza de Deus e encontrarmos a nossa beleza nEle. Então, os padrões de beleza do mundo se tornam tão sem significado, que não importam mais. Essa é a minha oração por mim e por você querida FéMenina.
Espelho, espelho meu... existe alguém mais belo do que eu? 
Sim, Jesus! E a Sua beleza em mim... para sempre!

Roberta Ernst
Curitiba/PR



2 comentários:

Seu comentário nos deixa muito feliz! E não esqueça, Tenha Fémenina : )