12 de março de 2014

LEMBRANÇAS QUE NÃO AJUDAM

Sempre vemos nos noticiários das TV, algumas reportagens sobre pessoas idosas que estão com o mal de Alzheimer – elas esqueceram tudo: -já não se lembram de onde vivem, não lembram o nome dos filhos e parentes próximos, nem de sua própria idade e vida recente. Algumas dessas pessoas ainda se lembram de coisas muito antigas, fatos que aconteceram num passado muito distante. 
Tenha certeza - elas e toda a sua família gostariam que as memórias voltassem...
Mas você, menina, a menos que tenha algum parente próximo que esteja sofrendo com essa doença, nunca deve ter se preocupado com isso, não é?
Não se culpe por isso:  – gente jovem tem coisas mais atuais para se preocupar: – e certamente não é com o mal de Alzheimer...
Mas, mesmo assim, quero falar de memórias – as suas memórias.
Algumas meninas foram abençoadas com uma família que cuidou delas desde o nascimento, conduzindo-as nos Caminhos do Senhor Deus, e protegendo-as de qualquer ameaça à sua integridade, em todos os aspectos.
Essas, em geral, só precisam agradecer diariamente a Deus por uma vida tranquila, sem grandes dificuldades.
Outras meninas, contudo, tiveram que atravessar caminhos difíceis, desde quando eram crianças e meninas, até chegar à fase da juventude. Elas guardam, quase sempre, lembranças de tempos difíceis, agressões,dificuldades financeiras, assédios de todo tipo – foi aquele tempo em que faltou quase tudo...
A maioria das pessoas consegue passar por essa fase e chegar à idade adulta, sem grandes cicatrizes em seus sentimentos e emoções. Mas há algumas meninas que não conseguem deixar de pensar nos sofrimentos injustos pelos quais passaram, e já se acostumaram a viver lamentando aqueles maus momentos.
A consequência é que vivem a vida pela metade, dividida entre o presente e o passado. Quase nunca conseguem projetar seu próprio futuro, porque as memórias antigas ocupam todo o espaço de suas mentes.
Querida menina- deixe-me dizer que isso é um grande desperdício! Deus criou cada vida (a sua vida – menina!) para que seja feliz, para que fale da vida feliz com Jesus para os amigos, para que tenha “boas lembranças para contar ” quando a velhice de fato chegar (ninguém quer morrer jovem...).
O primeiro passo é que você consiga identificar quais são as boas e as más memórias que andam ocupando seu pensamento – (é preciso conferir se elas aconteceram mesmo, ou são fruto de sua imaginação fértil e criativa).
Depois que identificar essas lembranças (acho que vai se lembrar mais rapidamente das coisas ruins) – será muito útil que você consiga dar uma nota de avaliação para cada uma delas – de 0 a 10.
Então você vai precisar de uma lente de aumento (para os olhos da alma) e “ver” se aquele acontecimento triste, que aconteceu há tanto tempo, merece mesmo ocupar sua mente a cada dia (ou a cada vez que se menciona alguma palavra que possa trazê-lo à mente).
Posso arriscar que mais da metade daqueles acontecimentos negativos poderão ser riscados de sua lista:
 – sendo bem honesta, você perceberá que eles já não têm nenhuma importância – talvez até tenham sido causados sem intenção maldosa.
Definitivamente, não dá para viver reclamando – a Palavra de Deus é clara:-
E não murmurem (...) para não perecerdes”(1Cor.10:10). (Quer dizer, não fiquem reclamando de tudo).
A melhor atitude a tomar, é fazer como fez nosso querido Apóstolo Paulo, segundo seu testemunho:
“...esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para a frente, prossigo para o Alvo pelo premio da Soberana Vocação de Deus, em Cristo Jesus”(Fil.3:13-14)
Contudo, se existirem memórias realmente más, que deixaram cicatrizes profundas, a solução para libertar-se delas será, antes de mais nada, “lançar sobre Jesus toda a sua preocupação e ansiedade, porque Ele cuida de você”(1Pe 5:7).
Depois é preciso falar com Deus bem claramente: - diga a Ele qual é a lembrança ruim que está paralisando o seu viver como Filha do Rei. Lembre-se: “o Seu ouvido não está com problemas de modo que não possa ouvir, nem Sua mão encolhida, de modo que não possa te ajudar”(Is.59:1)
Se você estiver se sentindo muito desconfortável com algum tipo de má lembrança, talvez seja o caso de pedir ajuda e ter um aconselhamento Profissional – converse com Seu Líder  Espiritual (de confiança!) e talvez até possa ser ajudada através de um Terapeuta Cristão.
Mas se você tiver a intenção correta, o coração sincero e a atitude mais eficiente, qualquer lembrança ruim poderá ser tratada, para que você – menina de Deus – passe a viver uma vida plena, cheia do contentamento que Deus tem garantido para seus filhos. O conselho da Bíblia é muito favorável à todas nós:
 “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de você”(1Pe.5:7)

Minha dica final: - guarde todas as boas lembranças com carinho – talvez até possa fazer um pequeno álbum com fotos para poder ver de novo, quando faltar a energia elétrica ou acabar a bateria do Smartphone - acredite isso pode acontecer!

Vovó Descolada



2 comentários:

  1. Eu acrescento que é necessário decidir e liberar perdão àqueles que causaram as lembranças ruins. É com o perdão que cortamos a corda que segura essas memórias à nossa mente!

    ResponderExcluir
  2. oi Mariana - obrigada por seu comentário! - Você está certa e sugere que devamos seguir à risca o mandamento do próprio Senhor Jesus: - "perdoai como eu vos tenho perdoado" - faz parte de ser uma menina cristã e fiel à Palavra de Deus! bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário nos deixa muito feliz! E não esqueça, Tenha Fémenina : )