8 de março de 2013

HOMENAGEM | 8 DE MARÇO | DIA DA MULHER


Dia de homenagem à mulher – parece coisa de campanha, manchete de telejornal – coisa encomendada. Talvez a intenção, ao criar o Dia Internacional da Mulher, tenha sido mesmo muito boa – alguém enxergou injustiças e quis colocar tudo em seus devidos lugares. Certamente foi útil – chamou a atenção do mundo masculino para algo além das “belas formas” de uma mulher.
Mas estamos em um novo século – “as coisas velhas já passaram...” – o fato das mulheres terem sido reconhecidas como seres humanos em igualdade de condições em relação aos homens, trouxe muito mais do que simples visibilidade; trouxe, junto com os privilégios, muito mais responsabilidades. Parece que ser mulher se tornou uma tarefa mais difícil nos tempos atuais.
A começar pela aparência física, estamos “formatadas” em modelos exigidos pelos “donos da moda” – é preciso manter o peso (baixíssimo), a musculatura, a pele de porcelana, os cabelos soltos ao vento (mas impecáveis -se ajustam com um simples balançar!), ficar imune à “tpm” e outros que tais.
Além disto, a mulher moderna também precisa ser “expert” – precisa se destacar no mundo dos homens – tem que ser a melhor vendedora, a que faz tudo mais rápido e eficientemente, mais gentil,  mais antenada, mais amiga de todos, aquela que tem mais jeitinho para falar com o “chefe mal humorado”, ter as melhores ideias e saber resolver os problemas – ufa! – quase mulher-maravilha!
E quando chega em casa, depois de um dia assim,  a situação é diferente (mais difícil, caso ela não tenha sido dependente de Deus para escolher seu marido e formar sua família): as tarefas domésticas são “coisa de mulher” – mesmo com todos os eletrodomésticos modernos que estejam à disposição.  Não tem jeito – em geral, os homens são meio desajeitados para administrar o lar – o “Oscar de melhor administradora” vai sempre para a mulher. Ela consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo.  Por isso, quando ela chega em casa, depois de uma jornada longa no trabalho, a turma do sofá respira aliviada – a “dona da casa” vai colocar tudo em ordem rapidinho: vai servir a comidinha gostosa (depois lavar a louça), ver a tarefa do filho, a roupa a ser lavada e passada, a lista de compras (que ela mesma executa), o remedinho para o mal estar do marido, o carinho para os que tiveram um dia ruim, o apaziguamento com a vizinha que ficou chateada, a ração do cãozinho, etc. Bem mais tarde, a mulher consegue um tempo para cuidar de si mesma – um banho, cuidar dos cabelos, os remedinhos inevitáveis, preparar a roupa para o dia seguinte (de toda a família), os cremes, o cheirinho gostoso – afinal, se for casada, ela vai dormir com seu marido... 
Aquelas que “ainda” não têm marido, vão para o facebook e lá tem muita coisa para atualizar – leva um tempão.  Mas é preciso não descuidar das horas de sono – manter a beleza é necessário – no novo dia, de manhã, ela precisa estar impecável!  É mesmo missão para “mulher-maravilha”!  Alguma menina que esteja lendo este texto, pode até desistir de crescer. Mas peço calma – um pouquinho mais só comigo.  
Nosso Deus já sabia de tudo isso e “equipou” a mulher com todos os aplicativos necessários para que ela desempenhe tudo isso com naturalidade – é fantástico – "todas nós conseguimos" (algumas com eficiência menor em algum quesito, é verdade). Mas, no geral, vivemos bem com todas essas exigências da vida moderna. Só Deus mesmo para organizar esse cronograma tão emaranhado; mas no fim, depois de uma boa noite de sono, estamos novas em folha – prontas para “outra”.  Matar um leão por dia é conosco mesmo!
O mais legal é que temos assessoria “divina” disponível, a qualquer tempo e hora – se o celular estiver ligado no número de Deus, não tem erro que não possa ser evitado e/ou corrigido a tempo. Quando Deus nos “projetou”, ele nos chamou de “ajudadoras”, lembra?  Pois é isso mesmo – nossa missão é “ajudar”: - a todas as pessoas ao nosso redor – a todo tempo, seja qual for a situação – precisamos estar disponíveis e atentas!  Nesse ponto precisamos do contato, a sintonia perfeita com nosso Criador – Ele tem peças de reposição em abundância - (da mente, dos sentimentos, das emoções) – pode nos reformatar a qualquer momento. Mas estar ligada nEle, num relacionamento íntimo e verdadeiro é que vai garantir essa renovação, cada recomeço, de cada dia.
Ser mulher é muito bom, muito legal, é uma invenção genial do Criador. O texto bíblico diz que somos o “...templo do Espírito Santo...” (1ª Cor. 6:19) e também “o bom perfume de Cristo” (2ª Cor. 2:15) – tem algo mais parecido com “ser mulher”?


Liete G. Gomes
Florianópolis | SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixa muito feliz! E não esqueça, Tenha Fémenina : )