12 de março de 2013

Como anda sua autoestima?

Certa noite, momentos antes de começar o culto de domingo, uma menina de aproximadamente 3 anos veio correndo ao meu encontro. Eu a abracei e a peguei no colo. Perguntei: "Luiza, como você está?!" E ela com um sorriso estampado no rosto simplesmente me respondeu: "Tô bonita!". Naquela hora eu ri, e simplesmente respondi aquela afirmação: "Sim, querida! Você está linda, é uma princesa!".
Crianças são inocentes. Falam o que pensam e o que sentem. Simples assim. Essa pequena menina está tendo uma educação muito boa por parte dos pais. E todo dia a mãe dela diz que ela é uma princesa. Creio que essas palavras ficaram impregnadas nela de tal forma que mesmo sendo criança, já se sente como uma menina bonita, como algo de valor para a família e amigos.
E eu pergunto: "Como anda sua autoestima?!"
Quando você está diante do espelho. O que você vê? Consegue encará-lo e dizer: "Com licença, porque hoje estou bonita" ou passa de longe para nem querer ver o estado da aparência?
De acordo com uma pesquisa que encontrei na internet, apenas 8% das mulheres do Brasil, estão satisfeitas com o seu próprio corpo. Sendo assim, 92% delas acham algum defeito no seu corpo e possuem alguma dificuldade para se aceitarem como são.
(Fonte: http://vilamulher.terra.com.br/sera-que-a-mulher-brasileira-esta-satisfeita-com-o-seu-corpo-2-1-13-460.html)

 Particularmente, Deus tem trabalhado esse assunto comigo. Por isso estou falando deles para vocês. Tenho um complexo em relação as minhas espinhas. Rosto repleto delas. E como se isso não bastasse, elas me incomodam tanto que meu desejo é apenas me livrar delas. Nisso, às vezes acabo “cutucando” as belezinhas.
Com o rosto pipocado, a autoestima às vezes cai lá em baixo.
Mas, olhando para a Bíblia, Deus tem me mostrado alguns textos e tem me ensinado a lidar com isso.

1)   Menina dos olhos de Deus
“Protege-me como à menina dos teus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas”.
Salmos 17:8
Você é protegida por Deus como a menina dos olhos Dele. Você é muito mais que especial para Deus. Sabe quando você vê a sua imagem refletida nos olhos de alguém. “Menina dos teus olhos” representa a amada, aquela pessoa em que admiramos, valorizamos e amamos

2)   Jardim Secreto
“Você é um jardim fechado, minha irmã, minha noiva; você é uma nascente fechada, uma fonte selada”.
Cânticos 4:12
A Igreja, o povo de Deus é a noiva de Cristo. E Jesus nos vê como um “jardim fechado” ou “jardim secreto”. Pense no mais belo jardim que existe no mundo. Mais belo que isso, é a sua alma. E o Espírito Santo está trabalhando em você e através de você. Ele está moldando teu caráter para ser mais parecido com o caráter de Cristo.

3)   Coração
“Porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração”.
1 Samuel 16:7b
Se há algo mais importante que a aparência é o coração. Deus atenta muito mais para aquilo que somos por dentro e como nos aproximamos Dele do que qualquer outra coisa.
Deus te fez assim, toda especial do jeitinho que você é. Com uma beleza singular. Tanto é que não há ninguém no mundo igual a você. Mesmo se você tiver uma irmã gêmea, haverá diferenças. Deus é criativo e foi Ele quem te fez. Como diz a música “Se Deus me fez assim, assim vou louvar”.
Ame-se! Aceite-se!
“Estou olhando dentro dos olhos
Daquele quem me criou
E para ele eu tenho beleza sem comparação”

 Assista a este vídeo e veja que você tem uma beleza incomparável.

P.s.: não pense que você precisa ser perfeita para ser aceita na sociedade. Deus já te aceita do jeito que você é. Ele te ama assim, e te fez assim. Com todas as suas curvas, com todos seus defeitos e imperfeições. E ainda, não precisa ser perfeita para encontrar um amor. Porque se for de verdade, a pessoa vai te amar e te aceitar como você é.

Deus abençoe!
Com amor, Tati

3 comentários:

  1. as vezes deixamos mínimas coisas nos abalar e abalar nossa fé, que esquecemos que somos filhas do Rei e devemos agir como princesa, digna de ser chamada menina dos olhos.

    adoooorei o post!! :D

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A pior coisa que existe para a alma de uma mulher é querer acreditar mais no espelho embaçado do que na opinião verdadeira de Deus!

    e te confesso, quem sobre de baixa autoestima, luta contra isso todos os dias, e não é algo simples e fácil de vencer!

    minha batalha é diária.. nos dias em que problemas surgem, a primeira coisa que abala é isto, e parece que não tem força que consiga superar..

    mas, sei que não acabou, é só ter FéMenina e muito joelho no chão!

    beijãoo gurias lindas de Deus!
    Att, Marciane Klais

    ResponderExcluir

Seu comentário nos deixa muito feliz! E não esqueça, Tenha Fémenina : )