17 de junho de 2013

Suas palavras revelam muito de você!

Estamos tão conectados aos smartphones, faces e outros brinquedinhos, que facilmente assimilamos o linguajar das pessoas à nossa volta - gostamos de novas gírias, novas expressões, a linguagem da internet, e acabamos por assimilá-las. É bacana que seja assim - afinal, a língua é viva e precisa refletir a atualidade em que vivemos. E na boca da turma jovem, as gírias ficam bem legais - soam muito bem!
O que "pega" é quando ficamos escravizadas por slogans, frases que alguém inventou, vícios de linguagem (propositais ou não). Experimente prestar atenção no palavreado de alguns colegas de classe, ou de outro grupo: não parece que falta individualidade? - criatividade? - marca pessoal?
Às vezes, tenho a impressão que estamos ouvindo um grupo de robôs em série - tal a semelhança e repetição.
Acontece que você vai precisar de um linguajar mais variado, mais correto, mais específico - fundamental numa entrevista de emprego, caso queira refletir uma boa imagem profissional.
E a saída é simples: leitura, leitura, leitura.
Sei que muitas meninas estão pouco familiarizadas com os livros - afinal, o celular e o face são bem mais rápidos, não é? Mas,  tem como recuperar: comece por textos pequenos (de bons autores); mesmo a leitura da Bíblia na Linguagem de Hoje ou NVI pode ajudá-la a aumentar seu vocabulário. Comece com os livros históricos - Ester, Rute, Jonas; leia a saga de Noé e de Moisés - ficará empolgada! Mas também, leia outros textos de atualidades: pode ser algum artigo de uma boa revista (quase sempre as páginas amarelas ou a última página), de um bom jornal, ou mesmo algum texto jornalístico na internet. O importante é começar - depois vira hábito e você descobrirá o mundo através dos livros. Vai entender o que significa "viajar através dos livros!"

Dica de uso pessoal: leia em voz alta - você estará usando 2 memórias: a visual e a auditiva- rende mais!                                                                                                                                   
Abraços,

Vovó Descolada 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixa muito feliz! E não esqueça, Tenha Fémenina : )