13 de fevereiro de 2015

Ops, coloquei meu coração no lugar errado...



“Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.” Mateus 6.21

É difícil escrever sobre consumismo para uma geração que está mergulhada no consumismo. Provavelmente você já nasceu aprendendo que deve TER para SER alguém. E quando tentamos nos livrar dessa prisão, parece não ser tão fácil assim. Será que é possível viver longe do consumismo? Será que você realmente consegue SER alguém sem precisar ter?
Precisamos ir mais fundo nessa questão, afinal o problema não é tão simples assim. Onde está seu coração? O que faz seu coração bater mais rápido de tanta alegria? Quais são seus desejos? Seja sincera! O começo de todo problema está quando deixamos nosso coração no lugar errado.
Existem apenas dois lugares onde é possível deixar seu coração: Em Deus ou no mundo. É bem simples, se seu coração não está em Deus, está no mundo! Não existe uma zona neutra. E quando está no mundo, isso significa que seu coração valoriza mais as coisas terrenas e passageiras e mesmo os valores mundanos, como o consumismo, do que as coisas do Reino.
Em Mateus 6.19, Jesus nos diz para não juntarmos “...tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam”. Qual o sentido de valorizarmos coisas que se acabam facilmente?  Por que gastamos tanto tempo e energia em coisas que ficarão aqui na terra?
Existem alguns motivos que nos levam uma a consumir desenfreadamente:
-Problemas de aceitação: Você não se sente boa o suficiente e acha que precisa “ter” para ser amiga de alguém ou fazer parte de um grupo;
-Baixa auto estima: Acredita que produtos de beleza ou bens materiais a tornarão mais bonita ou desejável;
-Frustrações não resolvidas: Desconta no consumo as frustrações do seu dia a dia;
-Ansiedade: Encontra no consumismo uma forma de “aliviar a tensão” e a ansiedade;
-Falta de amor ou carinho em casa: Quando não se sente amada o suficiente, principalmente pelos pais, pode encontrar nas compras uma forma de suprir essa carência.
Esses não são os únicos motivos, existe uma lista de problemas que acarretam o consumo desenfreado. Mas, pense comigo, alguns desses problemas são resolvidos quando se vai à loja e estoura o limite do cartão de crédito dos pais? Talvez o consumo “anestesie” momentaneamente a dor, mas no consumo não há cura para os males da nossa geração!
Não é colocando seu coração no que o consumismo te oferece que os seus problemas serão resolvidos. Se você, como garota cristã, quer viver o Reino de Deus, quer ser testemunha de Jesus, lembre-se do que Ele nos ensinou: Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.” Mateus 6.20. E mais,
"Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?
Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?” Mateus 6. 25-26
A sua vida, a vida eterna, não é mais importante do que fazer parte de um padrão imposto pela sociedade? Não é mais importante do que estar vestida de acordo com a moda ou fazer parte da “galera”? Se para estar na moda ou fazer parte da galera, você precisa abrir mão dos tesouros do céu, saiba então que isso não é para você!
E quando a dor for o combustível do seu consumo, pare um minuto e ore. Converse com Deus, entregue a Ele a sua dor. Chore na presença d’Ele se for preciso. Se necessário, busque ajuda com seus líderes da igreja. Mas lembre-se que, se falta amor aqui na terra, do céu caem chuvas de carinho do nosso Pai sobre você!
Ok, precisamos de dinheiro para satisfazer as reais necessidades, não é? Dinheiro pode ser benção quando vindo de um trabalho honesto e quando não é usado de forma ilícita ou leviana. Saiba usar o dinheiro para a glória de Deus.  E mais importante de tudo, coloque seu coração em Jesus, buscando viver os valores do Reino.  Que Cristo seja o tesouro do seu coração!
“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.”
Mateus 6.33

 Tassia Gregati
São José dos Campos/SP



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixa muito feliz! E não esqueça, Tenha Fémenina : )