6 de fevereiro de 2015

Autoconfrontação

Pronta para um desafio na sua vida devocional?

BROGER, John C. Autoconfrontação. Um manual de discipulado em profundidade. Palm Desert (EUA): Biblical Counseling Foundation, 1978.

Vou começar dizendo que o livro tem 24 capítulos e eu ainda estou no cap. 11! Há, que atrevida – fazer resenha de um livro que eu ainda nem li inteiro... mas, meninas, é que o livro é tão bom, mas tããão bom, que eu sei que não vou me arrepender.
Também preciso dizer que não se trata de um livro tradicional, mas de um manual de estudos – mas era exatamente o que eu estava precisando para dar um up da minha vida devocional. Cada capítulo tem ao final um guia para devocionais diárias, que divide o conteúdo do capítulo em sete partes. Assim dá para ir estudando todo dia um pouco, o que é muito interessante, já que sempre é bom ter tempo para absorver o que estamos aprendendo.
Mas vamos ao que interessa: por que estou recomendando este livro para você, líder de Fémeninas? Apesar de não trazer nenhuma dica específica para este trabalho, ele trata de um outro aspecto que às vezes esquecemos ou negligenciamos na nossa ansiedade por servir cada vez mais a Deus: o nosso próprio relacionamento com o Pai celeste. A gente corre que nem umas loucas para trabalhar no Reino e põe a vida espiritual no piloto automático: ler a Bíblia, ler uma devocional (opa, nada contra!), orar rapidinho, agradecer pelas refeições e pelo dia e rooonnnc... o sono venceu. Vivi assim durante muito tempo, achando que estava tudo bem.
Mas quando comecei a estudar o Manual de Autoconfrontação, percebi nada estava bem. Tinha um monte de problemas debaixo da superfície que eu nem via mais, e que atrapalhavam o que eu mais queria fazer: amar e servir a Deus de todo coração, alma e espírito.
Uma boa líder sabe que ela precisa começar seu trabalho em si mesma: identificando seus pecados, confessando-os a Deus e tomando medidas concretas para vencê-los. Só com essa experiência ela vai poder realmente ajudar suas lideradas.
O livro do John Broger nos apresenta a palavra de Deus como padrão de vida: fica claro que é possível mudar com a ajuda de Deus. E o manual também tem muitas dicas práticas (ainda que algumas bem difíceis de executar) para vencer os maus hábitos e os pecados que insistimos em cometer todos os dias. O primeiro capítulo da parte mais prática fala sobre inveja, ciúme, cobiça e ganância. Achei que não era comigo – mas só até começar a lição. Os capítulos seguintes falam de ira e amargura, problemas interpessoais, depressão, etc. Alguém se identifica?
Esse não é um livro para ler à noite, antes de dormir. É um estudo difícil, duro, demorado... mas vale a pena. Ele vai levá-la a mergulhar profundamente na palavra de Deus. Se você decidir estudá-lo, não desista também de ir até o fim, de fazer as tarefas propostas. Você vai ver que a Bíblia realmente tem resposta e orientação para todas as situações da nossa vida.
Que Deus a abençoe e faça de você uma líder submissa ao Senhor, um lindo exemplo para suas lideradas.

Onde comprar:
Editora Batista Regular

Dóris Körber
São Paulo

Um comentário:

Seu comentário nos deixa muito feliz! E não esqueça, Tenha Fémenina : )