3 de setembro de 2014

O que te faz bonita?

Antes de qualquer coisa, assista o vídeo abaixo :)


E aí meninas (e meninos que leem o blog porque eu sei que tem vááááááários), saudades do “Eles falam”? Foi muito tempo, eu estava afogado em textos e mais textos aqui, então peço perdão desde já por deixar vocês à deriva. Bom, a algum tempo a Marta me mandou um vídeo para que eu escrevesse em cima dele e confesso que o tema pra mim não é nem um pouco fácil, mas farei o possível para dar uma opinião centrada e menos influenciada pelo meu romantismo shakespeariano do século XVII (sim, eu nasci no século errado), mas, enfim, vamos lá. 
Acredito que muitos perceberam que a música é uma paródia, muito bem feita, da música “What makes you beautiful” da banda teen One Direction e eu vou postar a tradução da letra aqui (somente a tradução já que o vídeo é legendado em inglês):
Vestir modesto
Sabemos que é complicado
Quando o mundo faz isso tão difícil
Não precisa de mini saia
Ou camisas decotadas
Ser do jeito que você é já é o bastante
Os outros não parecem se importar
Ninguém a não ser você
Baby você ilumina o mundo como ninguém
Pelo modo como você fala e se respeita
Garotas integras são difíceis de achar esses dias
Você tem que saber
Você é tão bonita
Se você apenas visse o que eu posso ver
Você entenderia porque eu preciso dessa modéstia
Agora eu estou falando com você
E você deve acreditar
Virtude é tão bonito
É isso que te faz bonita
Então vamos lá
A maioria entende isso errado
Para provar que estamos certos colocamos numa canção
Nós não sabemos porque
Você iria querer um rapaz
Que só se importa com o que ele vê com seus olhos
  
E a partir daí eles repetem o refrão (parte em negrito). 
Bom, o que falar sobre essa música além de que eu concordo 100% com ela? Ela foi feita por um grupo de jovens da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, os mórmons, mas retrata bem a realidade da juventude masculina séria e comprometida com Deus das igrejas em geral, uma realidade de jovens comprometidos com santidade e infelizmente bombardeados de todos os lados pela mídia cada vez mais liberal. Vamos analisar por partes:
"Vestir modesto/Sabemos que é complicado/Quando o mundo faz isso tão difícil/Não precisa de mini saia/Ou camisas decotadas/Ser do jeito que você é já é o bastante”. Quando eles falam aqui de “vestir modesto” significa que você não precisa de roupas provocantes, maquiagens excessivas e mil e um artifícios visuais para chamar nossa atenção e nós sabemos que é complicado porque o mundo diz todo dia que você, para ser desejada, precisa agir e se vestir como eles mandam, para a gente o importante é que você seja autentica, seja você mesma, não siga modas porque os outros dizem que é legal. Quem gostar de você tem que gostar pelo que você é e não pela sua forma de vestir. A pergunta aqui é: quem você é? E esse quem tem que ser Cristo. Se diminua cada dia mais para que Ele apareça através da sua vida, busque primeiro o que é do alto e as demais coisas serão acrescentadas. 
“Os outros não parecem se importar/Ninguém a não ser você/Baby você ilumina o mundo como ninguém/Pelo modo como você fala e se respeita/Garotas integras são difíceis de achar esses dias/Você tem que saber/Você é tão bonita”. Aqui o tema é o seguinte, sabe toda essa sua preocupação em parecer deslumbrante e desejável pela sua aparência? Sabe aquela preocupação em se comparar com as outras garotas pelas roupas, sapatos e bolsas? A gente não se importa com isso! Sabe como você ilumina o nosso mundo? Pelo modo como você fala e se respeita! Pela forma como a gente te vê trazendo palavras de paz e conforto, palavras edificantes e como essas palavras não são só palavras, mas se refletem na sua vida. Você é linda pelo simples fato de que Deus te fez e você é filha dEle e quando você reflete a integridade do Pai já é o caminho andado para ter algum cidadão completamente apaixonado por você. 
“Se você apenas visse o que eu posso ver/Você entenderia porque eu preciso dessa modéstia/Agora eu estou falando com você/E você deve acreditar/Virtude é tão bonito/É isso que te faz bonita”. Essa parte eu não sei se peguei bem o sentido, mas na minha interpretação é o seguinte, mesmo sabendo de tudo isso acima nós homens ainda somos muito visuais, então um jeito indecente de se vestir vai nos chamar a atenção sim, porém de maneira errada e que poderá nos levar a algum tipo de queda espiritual, por isso nós PRECISAMOS dessa sua modéstia na hora de se vestir, por favor, entendam nosso lado... Mas acredite, suas virtudes (atitudes) são o que te fazem bonita, novamente, você não precisa de minissaias e blusas decotadas.
Então vamos lá/A maioria entende isso errado/Para provar que estamos certos colocamos numa canção/Nós não sabemos porque/Você iria querer um rapaz/Que só se importa com o que ele vê com seus olhos”. Essa aqui é uma dúvida masculina. Eu falei que ia deixar meu romantismo shakespeariano de lado e deixei, tudo que falei foi baseado no ponto de vista de um rapaz que, por mais tranquilo na vida que esteja, pensa por onde anda sua costela perdida (rsrs). A questão aqui é porque muitas garotas, mesmo depois de tudo que foi exposto acima, se envolve com rapazes que só se importam com o que seus olhos veem, ou seja, só se importam com o físico, muitas vezes não estão nem ai para o lado espiritual e nem para o emocional, são indiferentes e vão sim te fazer sofrer. Rapazes que se esquecem de uma simples verdade exposta em Provérbios: “A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada.”.
Conheço vários casos de mulheres que se envolveram com rapazes e sofreram bastante exatamente por isso, eram lindas, mas se apaixonaram por alguém com zero de vontade de ter um compromisso sério. E conheço homens nessa situação também. Não sejamos hipócritas, a paixão e a atração física são necessárias, não inicie um namoro sem uma metáfora, sem uma canção, sem um apelido, sem paixão. Não construa um relacionamento sem um alicerce avassalador, sem magia, sem labirinto, sem códigos, sem poesia. Para mim, o envolvimento - prefácio do amor - parte sempre do primeiro encontro, nunca do décimo oitavo. Mas falo por mim, um clichê ambulante de barba por fazer. Uma metralhadora de emoções de camiseta de filmes cults e calça jeans.
O que é importante lembrar:
“A PESSOA CERTA É AQUELA QUE TE LEVA PARA MAIS PERTO DE DEUS.”.
Raphael Douglas Almeida
Florianópolis/SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário nos deixa muito feliz! E não esqueça, Tenha Fémenina : )