23 de março de 2014

Minha História de Amor - Evandro e Jackie

Curiosas com o restante da história?
Pois bem, começamos a viver um namoro cristão. No entanto, quando decidimos nos separar fisicamente, as coisas ficaram piores: a gente brigava muito. Tudo era motivo para querer desistir de tudo.
Quando, num certo dia, a Ana me convidou para dar meu testemunho de vida no 1 º Congresso FéMenina. Eu precisava honrar esta oportunidade e ser mais firme em relação a minha santidade.
- “Minha vida amorosa estava aos cacos”.
No congresso, eu só ouvia histórias de meninas que casaram em uma história perfeita.  Homens da igreja (de Deus), os dois virgens (ou puros) e tudo mais correto que possamos imaginar. Entrei em pânico, porque a minha vida não passava nem perto de uma história linda daquelas.
No primeiro dia, orei e pedi pra Deus tirar o Evandro da minha vida. Dizia pra Ele que eu precisava de um homem da igreja e que esse não poderia me tocar antes de casar.
-“Imaginava as coisas mais puras e santas e via que minha realidade era completamente diferente”.
Até a Marcela Taís em um dos intervalos contou que tinha terminado recentemente um namoro porque o cara não era tão abençoado quanto ela imaginava. Ao ouvir a história dela, fiquei cada vez mais sem chão, e decidi que no primeiro dia que voltasse do Congresso, terminaria tudo e começaria do zero.
No segundo dia desse Congresso, me chamaram para participar de um desfile de moda cristã. Fiquei super feliz com o convite e aceitei na hora.
-“Quando deu o horário do desfile, fui provar a roupa e me maquiar. E, naquele momento, uma das meninas da organização me chamou atenção. Ela era magrinha e bem agitada”.
Ela fazia tudo depressa e sorrindo. Puxava papo com todo mundo e, naquele momento, senti vontade conversar com ela. Foi uma troca porque nós duas conversamos muito e sobre várias coisas até que eu não aguentei e desabafei. Contei a minha história, a minha vida para a Ana Karla, uma moça da igreja de ... Falei:
-“Não tenho como casar. Não tenho como fazer nada antes de me formar”.
Disse que ele não trabalhava e que nossa situação financeira impedia tudo. Compartilhei minhas dúvidas em relação a ele. Foi então que ela me disse algo que não me esqueço. Carinhosamente, ela falou carinhosamente:
-“Jack, eu também não tinha nada, e eu também fazia faculdade. Mas, casar é juntar o teu nada com o nada dele”.
Eu pensei muito sobre isso, entretanto as dúvidas continuavam. O congresso acabou e indo embora, no ônibus, eu contei para a Roberta e para a Ana sobre a minha situação e ela falaram para eu orar. Pois bem, eu orei. E orei com muita fé.
 -“Senhor, me mostra, fala comigo, eu vou terminar com ele, Pai. Quero te seguir Senhor, mas pra isso preciso de um homem de Deus! Um homem da igreja!”.
 Orei e fui dormir em um banco lá no fundo do ônibus. Em poucos minutos eu peguei no sono e tive um sonho. Como um flash, em uma cena rápida eu me vi nitidamente vestida de noiva dizendo:
-“Eu sou a Jackline, do Evandro. Em seguida apareceu ele complementando a frase: E eu, sou o Evandro, da Jackline”.
Vocês tem noção do que foi isso? Eu acordei gritando, chorando e impressionada!
- “Deus me ouviu! Deus me ouviu! Era o que eu gritava acordando a Ana e a Beta”.
Na hora, elas não entenderam foi nada (hahaha). Depois, eu contei tudo, e elas ficaram felizes por mim. Com essa revelação de Deus, ao chegar a Curitiba, procurei o Evandro. Conversamos e decidimos então apressar tudo, para não mais ficar em pecado.
 E assim foi. Noivamos e ficamos um mês sem nos ver. Neste “um mês” o pastor nos propôs a permanecermos em oração, pedindo a confirmação de Deus. Eu pedia muito pra Deus, que se não fosse da vontade d’Ele, que algo acontecesse. Sei lá, que ele arrumasse outra pessoa ou que desistisse de mim.
-“Mais uma vez Deus confirmou e permanecemos firmes”.
Marcamos nosso casamento e fizemos o discipulado, pois queríamos nos batizar. Realmente, não tinha condições financeiras para casar: um mês antes do casório, fiquei desempregada. Mas, Deus queria provar minha fé. E, como Ele nunca falha, confiei no Seu amor e no Seu cuidado, e tudo se ajeitou.
-“Ganhei a festa, o cabelo, a maquiagem e a decoração. A Ana me emprestou o vestido e a cada dia uma nova pessoa oferecia o que podia em prol do meu casamento”.
Assim eu casei, Meninas!
Deus moldou a minha vida e o meu relacionamento. Um caso que começou torto e que terminou em num namoro, noivado e casamento Cristão.  
-“Com direito a música da cantora Bruna Karla, que fala: Ontem namorada, noiva e agora sua mulher! Foi simplesmente emocionante!”.
Dois meses após o casamento, terminamos o discipulado e descemos às águas juntos. Entregamos nossas vidas para Jesus mais uma vez, mostrando ao mundo a nossa decisão.
-“Todas as noites em claro, todas as incertezas. Tudo valeu a pena. Eu juntei o meu nada com o nada dele e hoje nós temos a benção de Deus em nossas vidas. Enfrentamos lutas e dificuldades como qualquer outro casal. Contudo, nosso diferencial é Deus. É Ele quem guia os nossos passos, independente do que acontecer. Afinal, nossa maior decisão já foi tomada: aceitamos Jesus em todas as áreas de nossas vidas”.
Que Deus abençoe a todas,
Jackie Boiko
Curitiba/PR

19 de março de 2014

DÁ PARA SER FELIZ DE VERDADE?

Ah! Ser Feliz! Esse é o sonho de todas as pessoas - principalmente das meninas... 
Talvez por que tenhamos lido muitos contos de fadas, talvez porque assistimos muitos casamentos com cerimônias suntuosas, talvez porque observamos nas revistas, na TV e nos filmes, pessoas que parecem felizes (talvez até porque tenhamos visto muita gente infeliz por perto).
E o que significa, de verdade, a felicidade para nós?
Seríamos felizes se tivéssemos ao nosso lado aquela pessoa perfeita, que adivinha (e pode realizar) todos os nossos desejos mais ocultos? Ou se tivéssemos aquela residência “tipo casa de revista”, com a decoração mais bela e moderna,organizada e chique? Talvez seja aquela conta bilionária no Banco, que nunca fica no vermelho, aquele cartão de crédito sem limite; que nos permite viajar para qualquer lugar à qualquer hora, comprar tudo o que gostamos, ou “pensamos” que necessitamos?

De vez em quando a gente esbarra em pessoas assim, que têm todas as coisas materiais que o dinheiro pode comprar; e frequentemente descobrimos  que elas; mesmo com aquele sorriso “colgate”; não parecem felizes. Quantos são os casos de ricos, famosos e lindos que se drogam e até cometem suicídio?

Por mais irônico que sejaquem tem tudo, sempre precisa de mais alguma coisa.
Infelizmente, isso não se limita apenas às coisas, aos objetos: - em geral, quem tem tudo o que quer, quase sempre precisa de uma outra pessoa para fazê-las felizes, porque já se cansaram até daquela pessoa “especial” que, até poucos dias atrás, julgavam ser sua única razão de viver. É só você prestar atenção nas trocas de parceiros entre os ricos e famosos – às vezes “seu amor eterno” dura apenas alguns meses...

Pensando em nós; filhas de Deus; criadas para o Seu Propósito, será que a “felicidade” como todos a conhecem, é mesmo uma meta a ser atingida?? Será possível que todos os cristãos do mundo inteiro; por mais obedientes e sensíveis à voz de Deus; sejam totalmente felizes? Todas as meninas da Igreja? Ainda mais, todos os Pastores e Missionários (e seus familiares)??
Não parece justo que esses servos fiéis sejam muito felizes?
Creio que talvez estejamos com um tipo errado de “óculos para ver" a vida, as pessoas, o mundo que nos cerca e as promessas contidas na Palavra de Deus.

Muitos Líderes (que se dizem evangélicos) estão a gritar bem alto que temos “direito” às bençãos de Deus, que precisamos “tomar posse” de tudo de bom que Ele, o Deus Todo-Poderoso; criou “para nós” e está à nossa disposição. Sinceramente, penso que está havendo uma leitura (e interpretação) incorreta da Bíblia. Veja só isso:

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições,
  mas tende bom   ânimo, eu venci o mundo". (João 16:33)

“Quem amar o dinheiro jamais dele se fartará; e quem amar a abundância
  nunca se fartará   da renda; também isto é vaidade" .(Eclesiastes 5:10)

“Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus;
eu te fortaleço,  e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça". (Isaías 41:10)

Você, menina esperta, consegue encaixar esses textos no tema  “felizes para sempre”???? Nem eu.

É claro que, para que uma pessoa seja “feliz” -  tendo tudo o que pensa que quer, alguém estará sofrendo. Assim fazem os ladrões, os que roubam os sonhos de alguém, os que matam para conseguir a posse do dinheiro, ou da pessoa que julgam necessitar.
Pouco tempo depois dessas “conquistas”, essas são as mais infelizes pessoas do Universo...

Se olharmos com os “óculos de Deus”, vamos perceber que o Mundo em que vivemos, a nossa vida, o trabalho, a escola, os divertimentos, a beleza - tudo é passageiro – no máximo duram perto de 100 anos. Isto nem dá  para comparar com a “eternidade” futura, no Paraíso que Deus preparou, para que sejamos de fato, felizes para sempre”.

O Projeto mais importante de Deus para todos nós; suas filhas; e o resto da humanidade, é que sejamos resgatados do domínio de Satanás  para os braços do Pai - é o que se pode chamar de vida feliz! Viver bem aqui na terra é consequência e acréscimo que Deus pode nos permitir. Tudo o mais, são “nossos” planos humanos, talvez possíveis, e muitas vezes falhos.
Alguém já disse que “felicidade são momentos”. Não diria tanto.

A meu ver, é possível ser feliz, aqui mesmo na terra, se vivermos de acordo com a Vontade de Deus, que é "boa, agradável e perfeita" para nós, suas filhas amadas. (Rom 12:2). Pode ser que Ele não conceda a você aquela “benção” que pediu, porque sabe que ela não irá fazê-la feliz; então Ele dirá simplesmente NÃO (ou espere um pouco...). Talvez Ele não dê a você tudo aquilo que está pedindo, porque isso causaria sofrimento a outras pessoas.

Quando você, menina, conseguir olhar com os “olhos do Pai”, verá que sua vida é muito boa, você é feliz. Não porque tenha mais dinheiro, mais beleza, o trabalho ou o namorado dos sonhos.

Você poderá dizer que é feliz, simplesmente, porque está andando exatamente nos caminhos que Seu Pai Celeste traçou para sua vida: - está seguindo o mapa que Deus lhe deu!  Então vai descobrir que está tranquila, está feliz com a sua aparência, está em paz com o cartão de crédito e.. - até livre daquele cara bonitão (que só tem uma casca bonita: – por dentro ele é oco – ou muito feio...)

Dica final: veja as palavras de consolo e conforto, vindas do próprio Jesus:

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom   ânimo, eu venci o mundo." (João 16:33)
Vovó Descolada
 

                                                                                          

Amigas!!


Olá meninas lindas!!! Tudo bem com vocês??
Hoje gostaria de falar sobre amizades. É...há quem diga que uma boa amizade nos torna uma pessoa melhor ou pior, a depender de quem nós escolhemos para ser nossa amiga. Para isso, é preciso muito cuidado ao escolher com quem estamos nos relacionando, seja uma amizade mais profunda ou apenas uma colega que está sempre junto da gente.
Às vezes, somos muito ingênuas e por causa disso nos machucamos e até colocamos em risco a nossa salvação.
Muito bem, você está na igreja e busca uma amiga. São muitas as que pensam que todas as pessoas que estão na igreja, são de Deus. Isso é um erro! Nunca assuma, mas procure conhecer a pessoa. É claro que perfeição você não vai encontrar, mas... o que não pode faltar são aquelas coisas cruciais que aprendemos com a Palavra de Deus: caráter, integridade, princípios, etc.
Em Provérbios 13:20,  está escrito: “Quem anda com os sábios será sábio; mas o companheiro dos tolos sofre aflição.”
As suas companhias vão revelar que tipo de pessoa você é, e podem te influenciar a caminhos que não agradam ao Senhor. Be careful!!!
Se você começa uma amizade e logo percebe que aquela pessoa vive falando mal das pessoas e fazendo comentários negativos, que ela tem maus olhos e malícia, que vive fazendo fofocas e falando da vida dos outros, que sabe de tudo o que acontece, não a use para obter informações, mas se afaste. Isso mesmo, se afaste garota!! Não importa quem seja a pessoa (ela pode até estar no altar ou ter um título), seja seletiva. Isso é guardar a sua fé, a sua pérola preciosa.
Mas Becca, como eu vou ajudar essa pessoa se eu me afastar dela??
Vamos ver o que o Apóstolo Paulo tem a dizer sobre isto? Vou deixar que ele responda. 
“Mas agora vos escrevo, que não vos associeis com alguém que dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais.” (1 Co 5:11)
Que isso?! Nem comer com aquela pessoa??
Esse cuidado nos previne de sermos contaminadas; nos protege de sermos julgadas pelas outras pessoas como praticantes das mesmas obras e, ao mesmo tempo, dá uma oportunidade àquela pessoa de se enxergar e se consertar ao se ver sozinha. Ore por ela, peça para Deus falar ao coração dela, e se for um caso grave- que ponha em risco algo- converse com seus líderes para que eles te aconselhem o que fazer.
Lembre-se, de que vale ganhar o mundo e perder a sua salvação?
Você já passou por uma situação assim? Está passando? Não sabia o que fazer ou como agir??
Ore! Peça ao SENHOR o discernimento necessário antes de tomar qualquer atitude. Avalie o nível de intimidade da amizade, pois a depender do caso não será tão simples se afastar de repente.
 Creia que o Senhor tem pessoas dEle que você pode contar!! Linda, o Senhor cuida de você, e só quer o seu bem! Ele apresenta garotas segundo o coração dEle para ser suas amigas, irmãs, parceiras de oração, basta ser sincera com Ele, e com certeza você terá grandes surpresas! Tenha fé menina!!!
Deus fez isso comigo, e também pode fazer com você!!
Beijokaaaas!!
P.S. Em especial a equipe FéMenina, e às amigas lindas e abençoadas que o Senhor me presenteou.*
Rebecca Brito
Paraíba/PB



        


15 de março de 2014

Cookies da Ana Christal

 Ingredientes:
¾ de xícaras de açúcar mascavo
¾ de xícaras de açúcar branco
xícara de margarina sem sal (ou manteiga)
1 colher de sobremesa de baunilha
1 ovo
*Bata bem estes ingredientes na batedeira e depois acrescente:
xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa rasa) de bicarbonato de sódio ou fermento em pó
*Sem bater, misture 1 ½ de chocolate picado (amargo ou ao leite) ou em gotas.
*Prepare o tabuleiro (forma): não precisa untar, mas se quiser pode colocar um papel manteiga pra ficar mais fácil tirar os cookies.
Coloque a massa às colheradas no tabuleiro, não deixe muito perto, pois a massa pode derreter um pouquinho. Asse por uns 20 minutos ou até que fique douradinho por cima e por baixo. Tire do forno e do tabuleiro com uma espátula. Coloque pra esfriar em outro lugar com papel toalha. Quando você tirar o cookie do tabuleiro ele vai estar molengo, mas depois quando esfriar, ele ficará bem crocante.
Variação: Você pode acrescentar chocolate em pó na massa e fazer Cookies de Chocolate (3 colheres são suficientes).
É uma delícia! Experimente!


 Ana Christal
Curitiba/ PR


14 de março de 2014

Minha história de amor - Evandro e Jackie/Parte 1

Olá meninas! Como vão as coisas? 
Bom, vamos para a minha história de amor. S2
Conheci o meu marido em um momento muito difícil da minha vida. Tive um relacionamento mal sucedido de 4 anos, que tinha acabado recentemente. Sofri muito com o término pelo fato de estar sozinha.
Foi quando decidi aceitar o convite do meu cunhado para ir à igreja com eles em um sábado à noite.  Eu pensei comigo:
- “Deus vai trazer meu ex-namorado de volta”.
Era tudo que eu pedia e o que eu pensava. Então, fui à igreja com a minha família e implorava pra Jesus me dar o dito ex de volta.  Como Jesus não me falava nada, não respondia o meu pedido, decidi então procurá-lo. Fui o caminho inteiro pedindo pra Deus convencer ele a voltar comigo, não queria saber: eu não aceitava ficar sozinha. Não importava: nem que eu ficasse com alguém que eu não amasse.
Voltei de São Paulo, onde aconteceu o encontro, com um “NÃO” e completamente revoltada com Deus!
- “Como assim Pai? Eu te implorei, pedi de coração, porque o Senhor não me ouviu? Eu te busquei um monte e o Senhor me sacaneou!”
Era isso que pensava naquele momento. Aquele era o meu sentimento e o meu pensamento. Fiquei muito descrente de Jesus e, principalmente, descrente de orar.
Nesse meio tempo,quando as coisas não estavam bem, conheci meu marido da forma mais estranha do mundo. Adivinhem onde: isso mesmo, numa rede de relacionamentos conhecida por todos: Facebook. 
Ele me confundiu com uma garota que havia ficado na noite anterior e me adicionou. Mais que cara de pau, ainda disse que eu era idêntica a ela (até hoje eu penso que foi uma estratégia para me conhecer kkk). Logo, de primeira, eu não tive muito interesse, mas achei ele super engraçado e divertido.
Começamos a conversar noite e dia, todos os dias sem parar, porém não existia nenhum afeto da minha parte, era só mais um carinha da Internet me cantando. Passou algum tempo e decidimos marcar um encontro. Desde então não nos largamos mais.
- “Nosso namoro era mundano, aliás tudo que gostávamos era e pertencia ao mundo”.
Mas, um dia contei a ele que já tinha ido (uma vez) na Primeira Igreja Batista de Curitiba… Ele já conhecia a igreja e, então, combinamos de ir num sábado à noite. Começamos a frequentar o culto dos jovens e, a partir daquele momento, Deus foi trabalhando nas nossas vidas.
- “Ao nosso ver era impossível namorar sem tocar um no outro. Isso parecia muito arcaico e ultrapassado”.
Nós sabíamos como era um namoro cristão. Então, não queríamos freqüentar nenhum lugar onde as pessoas pudessem ter mais liberdade conosco, tipo uma célula ou um pastor que falasse: Não pode isso ou não pode aquilo.
Mesmo assim continuamos a frequentar a PIB e, por meio da minha madrinha, conhecemos o Pastor Isaias e sua esposa Ana Christal, obreiros na Congregação Batista Pioneira da mesma cidade.
E, com o tempo, justamente o que temíamos, começava a acontecer. As pessoas iriam nos conhecer melhor e saber tudo que escondíamos.
“Era mais fácil sair da igreja do que parar de praticar coisas do mundo, afinal, nós gostávamos demais dos prazeres da vida mundana”.
Mas, aqueles encontros na igreja e nos jovens eram muito alegres e me faziam entender que Deus queria outra vida pra mim.
- “Foi uma guerra entre meu Ego e o que Deus falava”.
Contudo, quando comecei a entender o chamado de Deus para minha vida, decidi me batizar. No entanto, mal sabia o que esta decisão faria na minha vida:  o pastor disse que não era bem assim, e que eu precisava compreender várias coisas a cerca de Jesus, antes do batismo.
Pois assim aconteceu. Decidi fazer o tal do discipulado e contei para o meu namorado. Ele também quis fazer, topou e encaramos o desafio. No início, a gente faltava, chegava tarde, dormia no meio do estudo... Aconteceu de tudo!
Demoramos praticamente um ano para concluir. Estávamos então super “de boa” fazendo o tal do discipulado, quando chegou no tema mais temido, chamado “Sexualidade”.
Não dava mais pra fugir, a gente precisava escolher entre o mundo e Deus, então para ganhar mais tempo, eu disse para a Ana que eu não estava preparada para dar esse passo.
Porém, o Espírito Santo de Deus foi tão tremendo que eu simplesmente parei de ter qualquer tipo de desejo. A coisa ficou tão feia que eu não queria mais andar de mão dada.
- “Mas como assim? Eu? A Jackline que fazia e acontecia, agora tem um desinteresse total em relação? A Ana chegou a dizer que eu deveria me aproximar mais dele, pois estava sentindo a minha falta”.
Quando, finalmente, o Espírito Santo de Deus convenceu ele e, decidimos, juntos, viver um namoro cristão.
- “Gente não foi fácil não!”.
Gostaram da história?
Na próxima sexta… tem mais! Aguarde o próximo post.
Um abraço,
Jackie Boiko
Curitiba/PR

13 de março de 2014

Bastidores de Casamento...

Olá meninas de fé!
Meu nome é Vera (já passei por aqui em outro post). Fui convidada há algum tempo a escrever (pela sempre animada Martinha) para esta nova categoria no Blog. Desafio que com alegria topei, passo a compartilhar um pouco do que tenho vivido nesses últimos meses que antecedem o evento tão esperado...  
Convido-as a conhecer um pouco do que acontece nos bastidores de um casamento!!! 
 ~~~~> Em breve muuuitas novidades \0/















Vera Schmegel 
Camaquã/RS

12 de março de 2014

LEMBRANÇAS QUE NÃO AJUDAM

Sempre vemos nos noticiários das TV, algumas reportagens sobre pessoas idosas que estão com o mal de Alzheimer – elas esqueceram tudo: -já não se lembram de onde vivem, não lembram o nome dos filhos e parentes próximos, nem de sua própria idade e vida recente. Algumas dessas pessoas ainda se lembram de coisas muito antigas, fatos que aconteceram num passado muito distante. 
Tenha certeza - elas e toda a sua família gostariam que as memórias voltassem...
Mas você, menina, a menos que tenha algum parente próximo que esteja sofrendo com essa doença, nunca deve ter se preocupado com isso, não é?
Não se culpe por isso:  – gente jovem tem coisas mais atuais para se preocupar: – e certamente não é com o mal de Alzheimer...
Mas, mesmo assim, quero falar de memórias – as suas memórias.
Algumas meninas foram abençoadas com uma família que cuidou delas desde o nascimento, conduzindo-as nos Caminhos do Senhor Deus, e protegendo-as de qualquer ameaça à sua integridade, em todos os aspectos.
Essas, em geral, só precisam agradecer diariamente a Deus por uma vida tranquila, sem grandes dificuldades.
Outras meninas, contudo, tiveram que atravessar caminhos difíceis, desde quando eram crianças e meninas, até chegar à fase da juventude. Elas guardam, quase sempre, lembranças de tempos difíceis, agressões,dificuldades financeiras, assédios de todo tipo – foi aquele tempo em que faltou quase tudo...
A maioria das pessoas consegue passar por essa fase e chegar à idade adulta, sem grandes cicatrizes em seus sentimentos e emoções. Mas há algumas meninas que não conseguem deixar de pensar nos sofrimentos injustos pelos quais passaram, e já se acostumaram a viver lamentando aqueles maus momentos.
A consequência é que vivem a vida pela metade, dividida entre o presente e o passado. Quase nunca conseguem projetar seu próprio futuro, porque as memórias antigas ocupam todo o espaço de suas mentes.
Querida menina- deixe-me dizer que isso é um grande desperdício! Deus criou cada vida (a sua vida – menina!) para que seja feliz, para que fale da vida feliz com Jesus para os amigos, para que tenha “boas lembranças para contar ” quando a velhice de fato chegar (ninguém quer morrer jovem...).
O primeiro passo é que você consiga identificar quais são as boas e as más memórias que andam ocupando seu pensamento – (é preciso conferir se elas aconteceram mesmo, ou são fruto de sua imaginação fértil e criativa).
Depois que identificar essas lembranças (acho que vai se lembrar mais rapidamente das coisas ruins) – será muito útil que você consiga dar uma nota de avaliação para cada uma delas – de 0 a 10.
Então você vai precisar de uma lente de aumento (para os olhos da alma) e “ver” se aquele acontecimento triste, que aconteceu há tanto tempo, merece mesmo ocupar sua mente a cada dia (ou a cada vez que se menciona alguma palavra que possa trazê-lo à mente).
Posso arriscar que mais da metade daqueles acontecimentos negativos poderão ser riscados de sua lista:
 – sendo bem honesta, você perceberá que eles já não têm nenhuma importância – talvez até tenham sido causados sem intenção maldosa.
Definitivamente, não dá para viver reclamando – a Palavra de Deus é clara:-
E não murmurem (...) para não perecerdes”(1Cor.10:10). (Quer dizer, não fiquem reclamando de tudo).
A melhor atitude a tomar, é fazer como fez nosso querido Apóstolo Paulo, segundo seu testemunho:
“...esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para a frente, prossigo para o Alvo pelo premio da Soberana Vocação de Deus, em Cristo Jesus”(Fil.3:13-14)
Contudo, se existirem memórias realmente más, que deixaram cicatrizes profundas, a solução para libertar-se delas será, antes de mais nada, “lançar sobre Jesus toda a sua preocupação e ansiedade, porque Ele cuida de você”(1Pe 5:7).
Depois é preciso falar com Deus bem claramente: - diga a Ele qual é a lembrança ruim que está paralisando o seu viver como Filha do Rei. Lembre-se: “o Seu ouvido não está com problemas de modo que não possa ouvir, nem Sua mão encolhida, de modo que não possa te ajudar”(Is.59:1)
Se você estiver se sentindo muito desconfortável com algum tipo de má lembrança, talvez seja o caso de pedir ajuda e ter um aconselhamento Profissional – converse com Seu Líder  Espiritual (de confiança!) e talvez até possa ser ajudada através de um Terapeuta Cristão.
Mas se você tiver a intenção correta, o coração sincero e a atitude mais eficiente, qualquer lembrança ruim poderá ser tratada, para que você – menina de Deus – passe a viver uma vida plena, cheia do contentamento que Deus tem garantido para seus filhos. O conselho da Bíblia é muito favorável à todas nós:
 “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de você”(1Pe.5:7)

Minha dica final: - guarde todas as boas lembranças com carinho – talvez até possa fazer um pequeno álbum com fotos para poder ver de novo, quando faltar a energia elétrica ou acabar a bateria do Smartphone - acredite isso pode acontecer!

Vovó Descolada